4 de setembro de 2019

Governo anuncia medidas para a rede estadual de educação

Divulgação

Novidades anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior são a prorrogação dos mandatos dos diretores por mais um ano, internet de 20 Megas para todas estaduais e verba extra para a comprar de livros de literatura e material esportivo.

Prorrogação do mandato dos diretores por mais um ano, internet de 20 Megas para todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná e verba extra para os centros de educação comprarem livros de literatura e material esportivo. As medidas foram anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) durante o II Encontro de Diretores, ontem, 03, no Teatro Positivo, em Curitiba.

O governador reforçou que as ações são voltadas para melhorar o desempenho dos alunos. “Lançamos uma série de inovações que buscam ampliar a educação do nosso Estado”, destacou. “Este evento nos permite estar cada vez mais próximos dos diretores das escolas. São eles que dão o ritmo, seja naquilo que está sendo dado dentro da sala de aula ou mesmo na relação com os pais”, completou.

Ratinho Jr. lembrou outras medidas já implantadas pelo Governo, como a Prova Paraná, aplicativos para acompanhar a frequência escolar e as notas dos estudantes, e o programa Escola Segura, que leva mais tranquilidade para alunos, professores da rede estadual e às famílias. “Tudo isso agrega, e muito, para que os alunos adquiram mais conhecimento e se tornem bons profissionais e bons cidadãos”, afirmou.

ELEIÇÃO – O Governo do Estado vai encaminhar para Assembleia Legislativa projeto de lei que prorroga o mandato de todos os diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino por mais um ano. Com a aprovação, as eleições que seriam em novembro e dezembro deste ano só vão acontecer no fim de 2020. A medida havia sido defendida na semana passada durante reunião em Foz do Iguaçu com 1,1 mil diretores e 20 núcleos de Regionais de Educação.

“Estamos pedindo esse tempo a mais para que a comunidade possa conhecer o forte trabalho pedagógico que está sendo implantado pelos nossos diretores”, explicou o secretário de Estado da Educação Renato Feder.

INTERNET – Por determinação do governador, a Secretaria da Educação formalizou parceria com a Copel Telecom que permite ampliar para 20 Megas a velocidade da internet de todas as escolas atendidas pela fibra óptica da Companhia. “Isso era uma demanda antiga e muito grande. Algumas escolas funcionavam com internet de 4 Megas. Uma conquista muito grande dos estudantes do Paraná”, ressaltou o secretário.

LIVROS – Outra ação que deve impactar na educação do Estado é a destinação de uma cota extra do Fundo Rotativo a todas as escolas do Paraná, que já receberam, em média, R$ 2 mil adicionais para a compra de livros e materiais esportivos nos últimos dias. O valor total do investimento soma R$ 4 milhões. “Impacta o sistema pedagógico e dá fôlego financeiro para que as escolas possam investir em material didático”, reforçou o governador.

FUNDO ROTATIVO – O fundo é oriundo de programas descentralizados de recursos financeiros desenvolvidos pela Secretaria da Educação ao longo dos anos. Essa solução possibilitou aos gestores maior autonomia no gerenciamento dos recursos, passando a ser um instrumento ágil, viabilizando com maior rapidez o repasse de verbas aos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual, para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.

EVENTO – De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o encontro busca promover o diálogo entre a pasta e os diretores da rede de ensino, apresentando um balanço das ações da secretaria desde o começo do ano, além da discussão de novas medidas. Aproximadamente 1,2 mil diretores participam do evento, que terá sequência hoje, 04. “É uma conversa do que construímos até aqui e como vamos olhar até o fim do ano”, disse Feder.

HOMENAGEM – Professores e escolas que se destacaram no primeiro semestre, ampliando a frequência de alunos ou melhorando a nota dentro do Programa Prova Paraná, um dos indicadores da qualidade de ensino do Estado, foram homenageados ontem durante o II Encontro de Diretores.

A professora Jucimari Aparecida Merchiori Durau voltou para Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, com uma placa pelo sucesso do Colégio Ângelo Gequelin na última edição do Prova Paraná. “Somos o lado humano por trás do número. Uma vida toda dedicada à educação, mostrando para os alunos que é a educação que vai fazer a diferença na vida deles”, afirmou. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos