14 de junho de 2019

Governador propõe cláusula anticorrupção em todos os contratos

Divulgação

O projeto de lei acrescenta na lei estadual das licitações um inciso que determina a vedação expressa da prática de atos ilegais ou de corrupção, abrangendo as partes contratantes. A medida vale para todos os contratos firmados entre o Governo do Estado e a iniciativa privada.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, anunciaram ontem, 13, uma proposta de lei que inclui uma cláusula anticorrupção em todos os contratos firmados entre empresas privadas e o Governo do Estado. A sugestão altera a lei estadual das licitações (Lei nº 15.608/2007) e será encaminhada para a Assembleia Legislativa na próxima semana. O anúncio ocorreu durante o I Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção na Administração Pública, em Curitiba.

O projeto do Poder Executivo acrescenta no artigo 99 da lei estadual das licitações um inciso que determina a inclusão de cláusula contratual obrigatória aos contratos administrativos tendo por teor a vedação expressa da prática de atos ilegais ou de corrupção, abrangendo todas as partes contratantes. O texto não especifica quantidade, valor, modelo, perfil ou qualidade do contrato e será condicionante dos novos acordos, se aprovado pelos deputados estaduais.

Segundo o governador, o inciso é um detalhe importante num momento em que a população cobra atenção redobrada contra a corrupção. “Vai atender os contratos de obras de infraestrutura e os de prestação de serviço. É um acordo de responsabilidade das empresas com o Estado. Vai ajudar a máquina pública a oferecer um serviço de mais qualidade com respeito ao dinheiro público”, explicou Ratinho Jr.

Raul Siqueira destacou que a cláusula anticorrupção visa, de maneira objetiva e efetiva, estabelecer que é proibido dar, oferecer ou prometer qualquer tipo de vantagem indevida. “A determinação do Governo é que não haja dúvidas ou questionamentos sobre a obrigatoriedade do cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública: moralidade, eficiência e ética”, argumentou.

O controlador-geral disse, ainda, que o trabalho da própria Controladoria Geral do Estado (CGE) será facilitado. “Nós teremos como encaminhar ações que violam preceitos da lei anticorrupção de forma taxativa, por exemplo, a violação à cláusula X do contrato Y de determinada secretaria afeta àquele contrato. É um formalismo, uma rigidez e uma ação inovadora”, explicou.

A opção pelo projeto de lei, segundo Siqueira, atende uma determinação do governador Ratinho Jr. de evitar mudanças a curto prazo. “O governador determinou que a ação fosse proposta por lei para firmar o compromisso com a ética, para que não viesse com um instrumento mais frágil como um decreto”, finalizou.

ÉTICA – Esse novo dispositivo se soma a outros implementados pelo Governo do Estado para garantir a integridade e a ética em todas as contratações e ações da administração pública. Entre eles estão a lei que instituiu o Programa de Integridade e Compliance, a adesão à minuta de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para fortalecer o controle interno da administração pública federal, a transparência na agenda de secretários e transmissão ao vivo das licitações.

O governador disse que o intuito é aprimorar o controle interno diariamente. “Existem os órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público, mas é importante que o Poder Executivo tome medidas internas que impeçam o desvio de conduta, o ato de corrupção”, disse. “A população vem cobrando e tem que cobrar. Se cada um fizer a sua parte conseguiremos evitar que dinheiro da Saúde, Educação e Infraestrutura vire corrupção”.

Palestrante do evento, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé afirmou que a corrupção atrasa o Brasil no caminho para se tornar um país mais moderno e eficaz. Ele também elogiou a implantação do compliance na administração estadual. “Ele pressupõe processos racionais. O brasileiro tem uma índole cordial, vocação à informalidade e desconfiança de processos racionais. É uma ação direta da noção de que ética é aquilo que vale para todos. Se não vale para todos, não é ético”, destacou.

COMPLIANCE – O governador Ratinho Jr. sancionou em maio a lei que institui o Programa de Integridade e Compliance no Governo do Estado. O programa, inédito na administração pública estadual no Brasil, é coordenado pela CGE e será implantado na administração direta, autárquica e fundações. A atividade envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas primando pela moralidade e eficiência administrativa.

Equipes da CGE iniciaram visitas a secretarias para a primeira fase da implantação, que consiste em levantar riscos e vulnerabilidades dos processos. Já deram início à implantação as secretarias do Planejamento e Projetos Estruturantes; da Comunicação e da Cultura, do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Infraestrutura e Logística, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

SIMPÓSIO – A CGE promove nesta semana, na OAB-PR, o I Simpósio de Combate à Corrupção na Administração Pública. O fórum apresenta casos de sucesso de empresas e órgãos públicos no trabalho contra possíveis desvios de conduta e tem como foco os servidores estaduais. Copel, Fomento Paraná e BRDE já implantaram o compliance em suas administrações e irão apresentar suas experiências. Também haverá painéis sobre políticas públicas e a complexidade do combate à corrupção. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos