12 de junho de 2019

Governador conhece novas tecnologias para impulsionar o agronegócio

André Jonsson - Blog do Johnny

Ratinho Junior esteve na Digital Agro 2019, em Carambeí, e afirmou que o Paraná é um Estado de excelência no agronegócio então é uma obrigação pensar em tecnologia para o setor.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) esteve hoje, 12, na Digital Agro 2019, em Carambeí, nos Campos Gerais. O evento apresenta e discute as principais novidades tecnológicas para o agronegócio, como a digitalização do campo, automação, robótica, internet das coisas e Big Data.

“O Paraná é um Estado de excelência no agronegócio e tem obrigação pensar em tecnologia para o setor. O mundo da agricultura saiu da enxada e está indo para o computador”, afirmou o governador. “Estamos trabalhando para tornar o Paraná o mais inovador do Brasil. Há um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras em diversas áreas”, completou. “Queremos ser o Vale do Silício do agronegócio, que possa vender tecnologia para o mundo. A ideia é ser um governo inovador”, destacou.

Realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a Digital Agro 2019 segue até amanhã, 13, no Pavilhão de Exposições, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. O foco do evento neste ano, que está em sua terceira edição, é a internet das coisas nas fazendas inteligentes (smart farms), sustentabilidade, plataformas digitais e os impactos da transformação digital no setor.

“Cada vez mais os agricultores utilizam a tecnologia. Para um Estado como o nosso em que o agronegócio é muito forte, isso significa redução de custos e maior produtividade, além da questão da sustentabilidade”, ressaltou Mario Dykstra, gerente de negócios da Frísia. “Mas ainda precisamos melhorar a conexão no campo”, alertou ele.

O prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), também destacou a importância do avanço tecnológico no setor. “É o caminho para o campo produzir mais, e com mais racionalidade”, disse ele.

TEMAS – A programação do fórum, organizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com parceria técnica da Fundação ABC, é dividida em três temáticas: Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação; Demandas regionais de inovação para a agropecuária e Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na agropecuária regional, com foco na melhoria do resultado final para os produtores agrícolas.

STARTUPS – Uma das atrações da Digital Agro 2019 é a Startup Corner, espécie de “avenida” em que startups podem mostrar o que estão desenvolvendo para o agronegócio. “É a chance de o produtor conhecer projetos embrionários e ajudar no desenvolvimento”, explicou Mario Dykstra. “Estou pelo terceiro ano seguido vindo aqui, e o número de startups voltadas para o agronegócio só aumenta”, disse o governador.

POTENCIAL – A Unium (união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal) produz cerca de 2 milhões de litros de leite por dia em Carambeí e tem capacidade para processar 3 milhões de litros em três plantas (duas no Paraná e uma em São Paulo). São mais de cinco mil famílias cooperadas e R$ 1 bilhão em investimentos nos últimos oito anos para que os Campos Gerais se tornassem uma das três maiores bacias leiteiras do Brasil. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos