15 de julho de 2019

Governador assegura compromisso do Paraná com a Agenda 2030

Arquivo

Ratinho Junior participou de um painel no Fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (High-Level Political Forum). Entre os pontos destacados está o trabalho conjunto com as prefeituras para que todas os projetos dos municípios levem em conta os ODS.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) apresentou hoje, 15, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, os avanços do Paraná na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçou o compromisso do Estado com a Agenda 2030.

“Vamos trabalhar harmoniosamente para catalisar a inovação, fortalecer o pensamento estratégico para apoiar a ação local e reforçar a cooperação dos 399 municípios para facilitar o intercâmbio de conhecimento em torno do ODS”, ressaltou Ratinho Jr. “Reafirmo minha vontade política e pessoal de transformar a Agenda 2030 em ações concretas, capacitando as pessoas a construírem sociedades iguais e inclusivas”, reforçou o governador.

Ratinho Jr. lembrou que inserção do Paraná nas ações dos ODS começou quando era secretário estadual do Desenvolvimento Urbano. Ele afirmou que é necessário o envolvimento de diferentes setores, com o foco nos estados e municípios, para atingir os objetivos elencados pela ONU para a erradicação da pobreza e construção de um mundo sustentável.

O governador participou de um painel promovido pela Organização Mundial das Famílias (WFO, na sigla em inglês) e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) que discutiu a efetivação da Agenda 2030 em diferentes cidades e estados do mundo, dentro da programação do Fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (High-Level Political Forum).

RECONHECIMENTO – As medidas adotadas pelo Paraná foram elogiadas por Nikhil Seth, executivo assistente do secretário-geral da ONU e diretor-geral da Unitar, e pela diretora executiva da WFO, Deisi Kusztra. Ambos destacaram o esforço do Governo do Estado em implementar as ações que sustentam as ODS.

“Entre os pontos de destaque há o trabalho junto com as prefeituras para que todos os projetos e políticas implantados nos municípios levem em conta os ODS”, afirmou o governador em fórum que também contou com a participação dos prefeitos de Mannheim (Alemanha), Peter Kurz, e de Newcastle (Austrália), Nuatali Nelmes; e da diretora-geral de direitos sociais da cidade de Málaga (Espanha), Ruth Sarabia. O Paraná foi o único Estado convidado.

AÇÕES – Entre as ações já desenvolvidas no Paraná estão o portal Boas Práticas ODS, site que centraliza as ações realizadas no Estado relacionadas a pelo menos um dos 17 ODS. Foi desenvolvido para o cadastro e compartilhamento de boas ideias e iniciativas destinadas à sociedade.

Ele também destacou o Paraná de Olho nos ODS, case de Business Intelligence (BI) responsável pelo mapeamento, acompanhamento e monitoramento dos indicadores relacionados aos ODS. Destinada aos gestores públicos, a ferramenta foi desenvolvida através de princípios voltados a inovação e atualização, que possibilitam a checagem de informações relevantes acerca dos municípios paranaenses de forma rápida e ágil, ajudando os gestores na tomada de decisão e a criação de políticas públicas que envolvam os objetivos elencados pela ONU.

Além disso, o Estado contará com um plano estratégico plurianual para implantação da Agenda 2030; a estratégia estadual de planejamento urbano e o financiamento, por parte do governo, de projetos infraestrutura nos municípios.

AGENDA 2030 – A Agenda 2030 foi adotada em 2015 por diversos líderes mundiais como um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir direitos aos cidadãos. A plataforma abrange o conjunto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nela estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros, com o objetivo de promover o bem no planeta. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos