27 de fevereiro de 2019

Fusão de institutos ambientais deverá trazer mais economia e eficiência ao Estado

Divulgação

O governador em exercício Darci Piana coordenou hoje, 27, a reunião entre secretários de Estado, presidentes e diretores de órgãos do Paraná.

O governador em exercício Darci Piana (PSD) coordenou hoje, 27, no Palácio Iguaçu, a reunião entre secretários de Estado, presidentes e diretores de órgãos estaduais. Ele destacou a fusão dos três Institutos de meio ambiente do Paraná em apenas um órgão: Instituto de Água e Terra, que deverá trazer economia e mais eficiência às questões da área.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, apresentou a reforma administrativa que está sendo feita na pasta. Uma das ações é a criação do Instituto de Água e Terra, que integra em um único órgão o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná. Entre as atribuições do novo órgão estão o monitoramento, outorga, licenciamento, cuidado com a natureza e obras de drenagem e de saneamento.

Além da fusão dos institutos, também há diminuição no número de diretorias e coordenadorias da pasta. “Houve uma redução bastante grande na Secretaria. Esse enxugamento é fundamental e está dentro do espírito do governo de fazer redução de custos e trazer mais eficiência à máquina pública”, afirmou Piana.

FISCALIZAÇÃO – Nunes explicou que a modernização da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo também prevê uma maior integração com o Batalhão de Polícia Ambiental para ampliar a fiscalização das áreas protegidas e dos empreendimentos construídos sem licenciamento ambiental.

“A partir do monitoramento por satélites e radares feito pelo Simepar, reforçaremos a atuação relacionada a contraventores que não procuram os órgãos ambientais para regularizar sua situação e fazer o licenciamento”, apontou o secretário. “Nosso foco é a sustentabilidade e o equilíbrio. Vamos fazer do Paraná o Estado que mais se desenvolve e que mais cuida da natureza”, completou.

VISITA PRESIDENCIAL – Na reunião, Piana também ressaltou a visita do Presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Foz do Iguaçu ontem, 26. A posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, foi a primeira agenda oficial do presidente fora de Brasília. “Foi um encontro muito bom para mostrar o interesse do Estado em renovar e ampliar as parcerias com a Itaipu”, declarou o governador em exercício. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos