8 de abril de 2020

Feiras do Produtor voltarão a ser realizadas nas quartas-feiras e sábados

Divulgação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reuniu com os feirantes para anunciar as medidas restritivas e a forma de funcionamento das feiras. O retorno seguirá medidas restritivas para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) autorizou a volta das feiras do produtor a partir deste sábado, 11. A medida foi anunciada em reunião que aconteceu com os feirantes ontem, 07. O retorno, porém, seguirá medidas restritivas para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio do novo coronavírus.

De acordo com o que foi estabelecido pela SMAPA, as feiras do produtor passam a funcionar por tempo indeterminado nas quartas-feiras, das 13h30 às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h30. As duas feiras ocorrerão na Benjamin Constant, no mesmo local onde eram realizadas anteriormente.

“Diante de abertura gradual do comércio e sob autorização do prefeito [Marcelo Rangel], a SMAPA avaliou que as feiras também podem ser reabertas desde que algumas medidas fossem tomadas para diminuir a exposição ao coronavírus. As feiras são importantes instrumentos de abastecimento e fornecem alimentos saudáveis, sem contar que também garantem que os agricultores consigam vender suas produções sem sair no prejuízo”, destaca o secretário Bruno Costa.

No espaço onde acontecem as feiras haverá restrição no tráfego de pessoas, podendo permanecer no local apenas 120 consumidores. Nesse sentido, haverá funcionários da SMAPA controlando o fluxo de pessoas. A determinação da Secretaria é que também haja obrigatoriamente um espaçamento de dois metros de distância entre cada barraca de feirante e o espaço não poderá ser utilizado para estacionamento de veículos particulares. Além disso, os feirantes que participarem das feiras deverão se responsabilizar pela higienização de suas barracas e devem usar obrigatoriamente luvas, álcool em gel e máscara.

Para o feirante e agricultor, Vitório Mrogenske, a volta das feiras é vista como um alívio para sua família, já que é sua principal fonte de renda. “Estávamos naquele clima de insegurança e quase não vendíamos o que produzíamos. Agora estou mais esperançoso de que conseguirei ter lucro com as minhas produções. Acho importante também para a própria população, que pode substituir os produtos dos mercados pelos da feira e obter os alimentos de forma mais segura, já que os hortifrútis passarão por menos mãos”, destaca Vitório.

Além das feiras do produtor, a feira de orgânicos também está autorizada a retornar em Ponta Grossa, nas quartas-feiras, das 7h às 13h, no Jardim Carvalho. Outra opção para o consumidor também é a venda dos alimentos via delivery, através do Feira Fácil digital, que dá a possibilidade de os clientes obterem os hortifrútis sem precisar sair de casa.

A feira na Benjamin Constant acontece embaixo do Restaurante Popular. Para mais informações podem ser obtidas no telefone 3220-1000, ramal 1246. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos