17 de dezembro de 2018

Feira Verde realiza mais de 79 mil atendimentos em 2018

Arquivo

Compras direto do produtor rural garantem impulso a pequenos agricultores, manutenção de programas sociais e qualidade da merenda escolar.

Desde 2007, a cidade de Ponta Grossa conta com um programa que incentiva a produção de alimentos na agricultura familiar, a destinação correta de materiais recicláveis e o consumo de produtos saudáveis. Trata-se do Feira Verde, projeto que realiza a troca de materiais recicláveis por hortifrútis em diferentes pontos da cidade.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Feira Verde atua com 153 produtores cadastrados e ativos, que comercializam 24 produtos de diferentes especialidades.

Em 2018, o programa teve saldo positivo em relação ao número de atendimentos e de reciclagem. De fevereiro a novembro, 914 mil quilos de alimentos foram entregues nos 79.114 atendimentos, alcançando em média 240 mil pessoas. Com o total de atendimentos realizados no ano, 2.913 toneladas de materiais recicláveis deixaram de ser enviados ao aterro sanitário da cidade e foram destinados às quatro associações que participam do programa e que promovem o destino correto.

Para o secretário municipal da Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, o sucesso do Feira Verde consiste no atendimento à população a partir de três aspectos. “O primeiro é a manutenção da agricultura familiar, fomentando a produção de hortifrútis. O segundo ponto é o serviço prestado, ao fornecer alimentos saudáveis de forma acessível a toda comunidade. Além disso, tem a questão ambiental, já que o lixo sai do meio ambiente e se torna material reciclável nas associações, gerando renda também para esses trabalhadores”, afirma Vieira.

Ao todo, a população pode realizar as trocas em 154 pontos distribuídos em toda à cidade, por onde circulam seis caminhões, divididos em três equipes. A partir de fevereiro de 2019, quando o Feira Verde retorna às atividades, os materiais recicláveis poderão ser trocados também por vale transporte, a partir do programa Passe Verde, aprovado na última semana. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos