19 de janeiro de 2019

Estado prepara lei para formalizar reforma administrativa

Divulgação

Projeto de Lei que detalha o enxugamento da estrutura do governo do Paraná será encaminhado à Assembleia Legislativa na retomada das atividades dos deputados, em fevereiro.

O Projeto de Lei que detalha o enxugamento da estrutura do governo do Estado será encaminhado à Assembleia Legislativa na retomada das atividades dos deputados estaduais em fevereiro. A mensagem formalizará a redução do número de secretarias de Estado de 28 para 15.

O texto da proposta está sendo elaborado por uma comissão especial composta pela Casa Civil, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as secretarias do Planejamento, Administração e Fazenda. O trabalho é realizado com base no estudo da Fundação Dom Cabral.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) garantiu que as mudanças não vão afetar os serviços públicos. “Nenhuma ação de governo ficará prejudicada. Ao contrário, com o enxugamento da máquina vamos ter mais economia, respostas e resultados mais rápidos e efetivos”, afirmou Ratinho Jr. Segundo ele, o processo de governança terá maior velocidade e o diálogo entre as estruturas será mais fácil.

AJUSTES – O chefe da Casa Civil, Guto Silva, explica que o projeto deverá trazer as responsabilidades de cada secretaria e destinação orçamentária. Esta, segundo ele, é uma das tarefas mais complexas da Comissão Especial de Reforma Administrativa do Estado. Os recursos terão de ser redistribuídos conforme as atribuições das pastas.

O trabalho da Comissão Especial acontece simultaneamente com um ajuste fino que está sendo feito em cada pasta. O objetivo é verificar redundâncias de atribuições e de processos e definir cargos, tarefas e responsabilidades. Segundo Silva, esses ajustes vão ajudar a dimensionar o tamanho da equipe e a qualificação técnica necessária.

GOVERNANÇA – A reestruturação da máquina do Estado vem sendo planejada desde o ano passado. Após eleito, Ratinho Jr. encomendou à Fundação Dom Cabral um estudo de reconfiguração administrativa.

Dividida em três etapas, a reforma prevê, num primeiro momento, a redução do número de secretarias. A próxima fase vai abranger a administração indireta, com a fusão de autarquias e outros órgãos públicos, e a última articulará os Núcleos Regionais que o governo mantém no interior.

Também está sendo implantada uma metodologia de trabalho com metas, resultados, uso de métricas e indicadores para avaliar a gestão. “Queremos criar um modelo de governança moderno e eficiente, baseado nos princípios da efetividade, rapidez na aplicação de recursos públicos, obtenção de resultados e transparência”, afirma o diretor-geral da Casa Civil, Felipe Flessack.

COMPLIANCE  Ainda dentro do processo de modernização da máquina pública, Ratinho Jr. determinou a implantação de normas de Compliance dentro da administração do Estado. Trata-se de uma série de regras que devem ser seguidas pelos agentes públicos para evitar desvios de conduta e dar a segurança de que todos os processos administrativos estão seguindo as normas legais.

“Queremos que o Paraná seja o primeiro Estado brasileiro a ter normas de Compliance em vigor em toda a administração pública”, afirmou o governador durante reunião com os secretários e dirigentes de estatais e autarquias.

ECONOMIA – Além da redução no número de secretarias, o governador também está adotando uma série de medidas para reduzir os custos da máquina pública. Ratinho Jr. já determinou o congelamento dos salários dele e do primeiro escalão de secretários.

Os valores poderiam ser reajustados automaticamente em razão do aumento concedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que a lei estadual vincula os vencimentos da equipe de gestão do Estado aos dos ministros daquela corte. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de março de 2024

Programa Caminhos do Agro realiza obras no Distrito de Uvaia em PG

Divulgação

19 de março de 2024

Elizabeth entrega revitalizada a Unidade de Saúde Silas Salem em Uvaranas

Divulgação

18 de março de 2024

Dessa foto deve sair o próximo prefeito e vice de Irati

Arquivo

18 de março de 2024

Tibagi completa 152 anos em seu maior ciclo de investimentos da história

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos