3 de julho de 2020

Estado e União alinham modelagem do novo Anel de Integração

Divulgação

Governador e ministro da Infraestrutura se reuniram por videoconferência. Foram discutidos quantidade de lotes, prazos e obras previstas do novo Anel de Integração, que será licitado em 2021.

O governador Ratinho Junior (PSD) e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniram ontem, 02, em videoconferência, para discutir modelagem, quantidade de lotes, prazos e obras previstas do novo Anel de Integração, que será licitado em 2021. O projeto ainda está em fase de estudos e é tocado pela Empresa de Planejamento e Logística S/A (EPL), em parceria com o IFC, braço de projetos do Banco Mundial.

O programa de concessões rodoviárias do Paraná será um dos maiores do País. O projeto deve incorporar ao Anel de Integração original de 2,5 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais e pelo menos mais 1,3 mil quilômetros. Estão sendo estudadas implementações novas em todas as regiões do Estado e um modelo de licitação que contemple preços reduzidos em relação aos praticados atualmente.

“Estabelecemos uma excelente parceria com o governo federal e a expertise da União com as concessões vai nos ajudar a achar o melhor modelo para o novo Anel de Integração. Levamos em consideração todas as ponderações do setor produtivo, das entidades, dos demais poderes, das prefeituras, do cidadão e também do mercado”, afirmou Ratinho Jr. “É um tema delicado no Paraná, com histórico de problemas e ônus para a população. Não podemos errar. Buscamos mais obras, modernização e um modelo equilibrado”.

Segundo o ministro de Infraestrutura, a ideia é ter um formato mais acabado até o começo das consultas públicas. As equipes vão manter reuniões periódicas até a formatação do modelo. “O Paraná é uma potência, produz muito, tem um Produto Interno Bruto maior do que o do Uruguai. Temos que ter projetos viáveis e que atraiam investidores. A sociedade precisa comprar essa concessão”, afirmou Freitas. “Temos algumas premissas, mas os estudos não estão fechados, vamos aprimorar. Esses contratos são sofisticados e precisam ser bem construídos”.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, a expectativa é pela redução nos preços e uma malha rodoviária mais robusta para as próximas décadas. “Vamos buscar uma tarifa justa e as obras que não foram realizadas no passado. Ainda estamos debatendo pontos do estudo. Mas as expectativas são boas. Estamos confiantes de que os paranaenses ganharão com essa nova estruturação”, acrescentou.

As propostas ainda serão submetidas a audiências públicas abertas e o desenho final do Anel de Integração será divulgado apenas no ano que vem, com posterior licitação e nova gestão já a partir de novembro de 2021, quando vencem os contratos assinados nos anos 1990. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos