TELÊMACO BORBA

25 de agosto de 2017

Estado autoriza oferta do curso de Direito em Telêmaco Borba

Divulgação

Curso será ofertado no Vestibular de Verão de 2017, com 50 vagas no período noturno; autorização foi publicada em diário oficial ontem

Por meio do decreto nº 7673, publicado no Diário Oficial do Estado ontem, o governador Beto Richa (PSDB) autorizou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a ofertar o curso de Direito no campus da instituição em Telêmaco Borba. A autorização determina a oferta de três turmas consecutivas, com 50 vagas, duração de cinco anos (3.990 horas), no período noturno, a partir de 2018. A primeira turma terá vagas ofertadas no Vestibular de Verão 2017 da UEPG, cujas inscrições iniciam em 8 de setembro. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.

A implantação do curso de Direito em Telêmaco Borba foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) em julho de 2016 (Resolução Univ. nº29), considerando solicitação do município. Na última quarta-feira, 23, participaram da assinatura do decreto em Curitiba, o secretário Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o prefeito Dr. Marcio Matos, e representantes do poder Legislativo Municipal.

A oferta do curso atende à vontade da população de Telêmaco Borba que, em 2015, respondeu pesquisa de interesse sobre cursos presenciais, de graduação e pós-graduação, que poderiam ser implantados do Campus da UEPG no município. A pesquisa foi feita pela internet, no site da prefeitura, durou 30 dias. Participaram 406 munícipes. Entre os cursos mais citados, em primeiro ficou Direito (54 votos), seguido de Engenharia Civil (40) e Licenciatura em Música (35). Na pós-graduação, se destacaram Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (138 votos), Gestão de Negócios Internacional (60) e Controladoria (54).

Pelo convênio, caberá à UEPG conduzir toda a parte didático pedagógica, coordenação e gestão do curso e do campus no município. Ao município caberá o fornecimento de transporte aos professores; manutenção do espaço físico do campus, incluindo laboratórios, suprimento de acevo bibliográfico e aquisição e manutenção de equipamentos e rede de comunicação informatizada; contratação de pessoal de apoio à manutenção do curso; além de outras despesas que possam surgir no transcurso do convênio, conforme já especificado em convênios firmados e renovados anteriormente para a oferta de outros cursos no Campus de Telêmaco Borba.

O anúncio foi comemorado pelo prefeito Dr. Márcio, que considerou o curso como um avanço na área da educação no Município. “Era uma reivindicação antiga que agora temos a oportunidade de anunciar para os nossos jovens”, revela o prefeito, destacando o apoio do deputado estadual Alexandre Cury (PMDB) a conquista. (Com assessorias)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos