9 de setembro de 2019

Esméria recebe apoio da esquerda, é criticada pela direita e base aliada e considera polêmica “vazia de sentido”

Arquivo

A professora também vem sendo cobiçada como vice na chapa do deputado federal Aliel Machado, da Federação PT/PCdoB/PV, para a disputa da Prefeitura.

O protesto da secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, contra o Presidente Jair Bolsonaro (PSL), que durante o desfile da Independência se vestiu de preto e estampou na camisa uma frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, no último sábado, 07, que em nota divulgada hoje, 09, não admite a manifestação, repercutiu durante a sessão da Câmara Municipal.

Coube aos vereadores Pietro Arnaud, líder da oposição, e Geraldo Stocco, ambos da Rede Sustentabilidade que integra a oposição ao governo, saírem em defesa da secretária. “Me surpreendi com alguns comentários que li nas rede sociais apenas porque a secretária utilizou uma camiseta preta no desfile do dia 07 de setembro”, disse Arnaud, informando que em desfiles anteriores Esméria trajava vermelho. “Nesta ocasião a secretária utilizando uma camisa preta com uma frase do grande e conhecido internacionalmente educador Paulo Freire. Me deixou muito contente. Em especial, o Congresso da Educação em Ponta Grossa, tem o tema do Freire”, enalteceu o vereador da Rede. “Vi ela em uma manifestação elegante e silenciosa, que merece o parabéns da comunidade pela coragem pelos seus posicionamentos à frente da Secretaria de Educação”.

O vereador Geraldo Stocco também saiu em defesa da secretária. “Acho engraçado e trágico na verdade as pessoas se sentirem ofendidas com uma pessoa que está gerindo tão bem a Secretaria sair em defesa da educação. É triste defendermos a educação e sermos taxados contra o governo ou de um partido político. Parabéns à professora Esméria pela coragem”, disse o parlamentar.

MOÇÃO DE REPÚDIO – Em contraponto, o vereador Ricardo Zampieri (PSL) cobrou explicações da Prefeitura de Ponta Grossa em relação à manifestação da secretária Esméria Saveli. Para o vereador, ela descumpriu o regulamento elaborado pela própria Secretaria de Educação. “Foi motivo de constrangimento para muitos. A data mais importante do nosso país merece ser celebrada, e não ter viés político, ainda mais pela responsabilidade do cargo que a mesma detém e a instituição que representa”, explica o vereador.

Zampieri registrou três documentos cobrando explicações. O primeira é uma Moção de Repúdio, que deve ser votada nas próximas sessões do Legislativo contra o ato da secretária. De acordo com o vereador, Esméria descumpriu o artigo 13 do desfile cívico-militar, onde afirma que “é vedado às instituições participantes promoverem manifestações de caráter político-partidário e de desrespeito a pessoas e ou instituições”. “É um ato isolado e que não representa o bom trabalho feito pela Educação no nosso Município. Mas a representante da nossa educação, através do ato desnecessário, trouxe uma repercussão bastante negativa para a nossa cidade. A educação não tem partido e não pode ser ideologizada”, defendeu o vereador.

Um requerimento também foi protocolado por Zampieri cobrando do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) providências em relação ao caso. Por fim, o vereador encaminhou um ofício ao próprio Rangel, solicitando que a Prefeitura se pronuncie, através de uma nota oficial, a respeito da polêmica.

Vereadores da base de apoio do governo municipal também lamentaram a manifestação da secretária. “Infelizmente nos deparamos com este fato ocorrido, mas vamos valorizar os acertos, pois isto por si só não anula todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Lamento todo esse ocorrido e espero que este fato não venha de forma nenhuma abalar em nada a imagem da educação princesinha”, disse a vereadora Professora Rose (PSB).

O vereador Florenal (Pode) também alfinetou a secretária. “Apesar dos incidentes, do aborrecimento, o nosso 7 de Setembro deste ano veio com um vigor muito maior, pois é o primeiro de um novo país, que está tentando se levantar do caos que foi levado pelos que administravam no passado”, acredita o parlamentar. “Quero parabenizar os professores municipais que fazem realmente a diferença na educação e que vestem azul e branco: as cores da nossa bandeira municipal”, afirmou Florenal.

“O mais importante é respeitar aquele que pensa diferente. Na minha interpretação foi uma manifestou política o que a gente viu ali no desfile da secretária de Educação, mas é uma opção”, acredita o vereador Vinícius Camargo (PMB), que repudiou Esméria Saveli, junto o vereador Pastor Ezequiel (PRB), por uma apresentação com cunho religioso no VII Congresso de Educação, que acontece no Parque Ambiental (leia).

POLÊMICA “VAZIA” – Em nota, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, considerou uma polêmica vazia de sentido o “uso de preto” durante o desfile, uma vez que já desfilou de preto em ocasiões anteriores. Destacou que também outros integrantes da Secretaria fizeram o mesmo e que havia pessoas com diversas cores diferentes.

Em relação à frase de Paulo Freire, lembrou que o patrono da Educação brasileira é o tema central do Congresso de Educação e da Feira do Livro deste ano, que discute Gestão Democrática e Justiça Social, à luz da obra do educador – e que por isso utilizou a roupa contendo a mensagem. Esméria destacou que é ‘freiriana’ desde o início de sua carreira e que as ideias de Freire contribuem decisivamente para o sucesso da Educação em Ponta Grossa.(Com assessorias)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos