25 de outubro de 2019

Entrega do Trator Solidário acontece em Ponta Grossa

Divulgação

O programa ajuda pequenos agricultores a comprar tratores, pulverizadores e colhedoras a preços cerca de 15% mais baixos. A iniciativa colabora para melhorar a produtividade nas lavouras, especialmente na agricultura familiar.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento realizou na última quarta-feira, 23, mais uma entrega simbólica do Programa Trator Solidário, durante a Feira Paraná, em Ponta Grossa. O produtor Felipe Dalazoana, de Ivaí, recebeu um trator financiado no valor de R$ 108 mil. Executado por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), o programa ajuda pequenos agricultores a comprar tratores, pulverizadores e colhedoras a preços cerca de 15% mais baixos. A iniciativa colabora para melhorar a produtividade nas lavouras, especialmente na agricultura familiar.

“Eu já tenho um trator sem cabine, agora adquiri um com cabine. Foi muito interessante adquirir esse trator pelo programa Trator Solidário porque, no cenário atual, a margem de lucro do pequeno produtor está cada vez mais apertada, e adquirir um equipamento novo sem esse auxílio é praticamente inviável”, conta Dalazoana. Para ele, produz alimentos como feijão, milho, erva-mate e soja, o trator hoje é a principal ferramenta da pequena propriedade, auxiliando em praticamente todas as atividades.

O secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, explica que o programa busca tornar as propriedades rurais mais eficientes. “O Trator Solidário já tem uma longa história e nós o aperfeiçoamos cada vez mais com tratores e equipamentos que podem ajudar a melhorar o desempenho do produtor rural. Agradecemos aos parceiros, agentes e equipe técnica que unem-se nesse esforço”, diz.

De acordo com Osmar Wagner, gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Ponta Grossa, a região tem muitos financiamentos por meio do programa, em Municípios como São João do Triunfo, Ipiranga, Ivaí e Palmeira. “Uma grande parte dos produtores já concluiu o pagamento do trator e está adquirindo outro, fazendo a troca. Ou, como é o caso do Felipe, está adquirindo o segundo trator para tocar a propriedade. Vemos que eles têm a mão de obra facilitada e, de forma geral, melhora na qualidade de vida”, diz.

PROGRAMA – O Trator Solidário atende pequenos produtores com propriedades de 12 até 75 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual máxima de R$ 415 mil, oriunda da atividade agrícola. Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) são instituições conveniadas. O agricultor interessado em comprar máquinas e implementos deve procurar a unidade da Emater em seu município.

EVENTO – A Feira Paraná segue até domingo, 27, e acontece simultaneamente à 41ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi). Durante a quarta e quinta-feira (23 e 24), o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana (ambos do PSD), secretários de Estado e diretores de empresas e autarquias despacham do Centro de Eventos e do Centro Agropecuário Ayrton Berger em Ponta Grossa, que é sede do governo estadual nesse período.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio de suas vinculadas, promove eventos técnicos e minicursos durante as feiras. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos