TIBAGI

7 de março de 2017

Encontro trata de reestruturação da coleta seletiva em Tibagi

Divulgação

O prefeito Rildo Leonardi destacou que a coleta seletiva já está sendo feita, mas que deve ser melhorada e ampliada nos próximos meses

O prefeito Rildo Leonardi (PMDB) participou de uma reunião técnica com representantes da Klabin durante a palestra de qualificação que a empresa ofereceu a integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), na última sexta-feira, 03, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Tibagi. Acompanharam o prefeito a vice-prefeita Hellynez Ribas, o secretário municipal de Planejamento, Fernando Kogus, a gerente da secretaria municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, e o chefe de gabiente Luan Coutinho. É a segunda palestra de um ciclo oferecido pela empresa sobre educação ambiental e coleta seletiva.

O seminário “Educação ambiental da Comunidade e Projeto Piloto de Coleta Seletiva” foi proferido por profissionais parceiros da Klabin e do Consórcio Caminhos do Tibagi com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para o prefeito, a conversa foi positiva porque trouxe alternativas e ideias para melhorar a qualidade da coleta seletiva no município. “Os nossos catadores são os mesmos, eles sabem fazer o trabalho, o que falta é melhorar a estrutura para fazer a coleta. É a recuperação da autoestima, da confiança das pessoas através de uma educação ambiental nas escolas, nas próprias casas, nos bairros, nos setores mais organizados da sociedade, para que tenhamos de fato uma coleta seletiva sustentável para o município de Tibagi”, destacou.

Rildo enfatizou ainda que a coleta seletiva já está sendo feita, mas que deve ser melhorada e ampliada nos próximos meses. Um projeto de educação ambiental deverá ser estendido a toda a população, escolas e entidades.

Cerca de 30 catadores da ACAMARTI participaram da palestra proferida pela diretora financeira da Cooper Região de Londrina, Verônica Cardoso, uma das parceiras do projeto. Ela falou sobre a experiência de autogestão da cooperativa no Município. “O que tem nos dado um reconhecimento em nível de Brasil é o modelo de autogestão da nossa Cooperativa. Temos contrato com a prefeitura, mas a gestão é feita por catadores. Administramos a nossa cooperativa. A prefeitura é um parceiro importante nessa caminhada, mas os catadores têm de buscar seu próprio caminho”, disse.

Para Verônica, a retomada da coleta seletiva na cidade vai depender das políticas de conscientização que serão tomadas. “A gente pensa a questão da coleta seletiva na fonte, com a dona-de-casa, com as crianças porque realmente a ideia de separar é antiga, mas as pessoas ainda não têm isso como cultura porque não é investido em educação ambiental. Precisamos repaginar e vir com outra cara para chamar a atenção e o morador fazer a separação em casa”.

Para a presidente da ACAMARTI, Neusa de Jesus Pedroso, os encontros têm sido proveitosos e vão servir para melhorar o trabalho da associação. “O pessoal tem gostado bastante. Acho que tem sido bom a gente conhecer as experiências de outras cooperativas para que a gente melhore o nosso trabalho”, disse.

O ciclo de palestras faz parte de um projeto de conscientização ambiental para a coleta seletiva em sete municípios da região: Reserva, Imbaú, Telêmaco, Ventania, Tibagi, Ortigueira e Tamarana. A Klabin traz palestras para promover a qualificação do catador e também melhorar as condições de trabalho com soluções e alternativas para a implantação correta da coleta seletiva.

É um circuito de quatro palestras e terá a participação da Klabin e parceiros até que o município esteja preparado para levar o projeto adiante. Eles farão ainda revisão de alguns procedimentos com a prefeitura, identificarão quais os licenciamentos ambientais que merecem o apoio técnico e pretendem trabalhar o fortalecimento da associação. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos