2 de março de 2017

Dona Simone reafirma compromisso em transformar Assistência Social em política de inclusão

Arquivo

“Como secretária minha meta será o bem-estar da população em vulnerabilidade”, afirma a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Kaminski Oliveira, mais conhecida por seus assistidos como dona Simone

Há cerca de dois meses à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a primeira-dama Simone Kaminski Oliveira, mais conhecida por seus assistidos como dona Simone, reafirmou seu compromisso em prol da população em vulnerabilidade social de Ponta Grossa, em entrevista ao BLOG DO JOHNNY. Formada em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dona Simone vem valendo-se da sua experiência como presidente de honra e voluntária do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Ponta Grossa, durante três anos, para encarar o desafio de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município.

Diante do desafio, dona Simone afirma contar com uma equipe técnica bastante qualificada para trabalhar em prol da população, encarando como uma tarefa de muita responsabilidade e seriedade estar à frente da Secretaria. “A responsabilidade aumenta, porém, meu trabalho junto à comunidade foi de grande relevância e de um enorme aprendizado. O SOS foi uma escola para mim. Lá pude ficar muito próximo das pessoas, aprendi muito com as assistentes sociais sobre como praticar a política nacional e tirar da entidade o estigma de assistencialista. Assim quando assumi a pasta, já vim com o pensamento de colocar em prática o fortalecimento da rede”, destaca ela.

A proposta para a SMAS nos próximos anos é atuar em diálogo e parceria com as demais secretarias municipais, da mesma forma que ocorreu já no início deste ano, após fortes temporais que desabrigaram famílias, especialmente no bairro Jardim Pontagrossense. “A união de forças foi de extrema importância nessa ocasião e vamos manter essa postura. Um trabalho sem diálogo não pode dar certo, então faremos no intuito de melhorar o atendimento cada vez mais”, avalia dona Simone. (Especial para o BLOG DO JOHNNY)

Como é assumir o desafio de um cargo público? Antes já havia uma grande responsabilidade com o papel de primeira dama.

Simone – Vejo como uma tarefa de muita responsabilidade e seriedade executar as demandas da pasta. Acredito que junto com a minha equipe técnica, muito qualificada, faremos um grande trabalho em prol da população.

"O SOS foi uma escola para mim. Lá pude ficar muito próximo das pessoas, aprendi muito com as assistentes sociais sobre como praticar a política nacional e tirar da entidade o estigma de assistencialista"

“O SOS foi uma escola para mim. Lá pude ficar muito próximo das pessoas, aprendi muito com as assistentes sociais sobre como praticar a política nacional e tirar da entidade o estigma de assistencialista”

A responsabilidade aumenta agora estando à frente de uma secretaria?

Simone – Com certeza aumenta sim, porém, meu trabalho junto com a comunidade foi de grande relevância e de um enorme aprendizado. Agora como secretária minha meta será o bem-estar da população em vulnerabilidade.

Logo no início da gestão, com os estragos causados pela chuva, a secretária assumiu a SMAS já com a mão na massa. Como foi o início deste trabalho?

Simone – Realmente foi um início de muito trabalho, tivemos uma união de forças junto com o SOS e a Defesa Civil, que foi de extrema importância para que as famílias atingidas voltassem a sua rotina rapidamente. A Defesa Civil é um órgão vital para a população que se encontra em situação de risco e também nas comunidades públicas. Temos total confiança na dedicação e competência da sua equipe.

Como você vê a ação da SMAS nesse sentido? Pretende dar continuidade ao trabalho em diálogo com outras secretarias?

Simone – Selamos uma parceria forte com a Defesa Civil, trabalhamos lado a lado. Um trabalho sem diálogo não pode dar certo, então o faremos no intuito de melhorar o atendimento cada vez mais.

Como foi a experiência no SOS e como esse trabalho ajudou a se preparar para assumir a SMAS?

Simone – O SOS foi uma escola para mim. Lá pude ficar muito próximo das pessoas, aprendi muito com as assistentes sociais sobre como praticar a política nacional e tirar da entidade o estigma de assistencialista. Assim quando assumi a pasta, já vim com o pensamento em colocar em prática o fortalecimento da rede.

Quais são os principais desafios para a área da assistência social em PG?

Simone – São inúmeros os desafios, porém, acredito que se todos trabalharmos com o mesmo objetivo e alinharmos o trabalho entre as gerências teremos êxito. Assim, focados na política nacional, certamente seremos instrumentos fortalecedores do Sistema Único de Assistência Social.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos