25 de setembro de 2017

Dona Simone e “Palhaço Picolé” levam inclusão à pessoas com deficiência

Divulgação

Projeto é desenvolvido pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, levando diversão e atividades circenses para as entidades

O Departamento da Pessoa com Deficiência, da Fundação Proamor, vem trabalhando desde o início deste ano com estratégias para levar cada vez mais atividades até os usuários de instituições e outras pessoas com deficiência no Município. Além da Terapia Assistida por Animais, que toda semana leva um animal diferente a uma entidade selecionada para contato com os usuários, e a Semana da Pessoa com Deficiência, que ocorreu com ações em diferentes pontos da cidade, outra atividade desenvolvida pelo departamento é a ‘Oficina de Inclusão”, com visita do Palhaço Picolé às instituições participantes, levando diversão e atividades circenses.

“Queremos garantir que as pessoas com deficiência no nosso município tenham oportunidade de participar de atividades como esta, de estímulo e integração. Devido a limitações ou dificuldades de locomoção, alguns nunca puderam assistir a um espetáculo de circo, mas com a oficina de inclusão, o Palhaço Picolé indo até às instituições, os usuários tem uma oportunidade única de vivenciar essa experiência”, destaca a primeira-dama, presidente da Fundação Proamor e secretária municipal de Assistência Social, Dona Simone Kaminski.

Atualmente, recebem a oficina as entidades Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG), Associação de Proteção dos Autistas (Aproaut), Centro Pontagrossense de Reabilitação Auditiva e da Fala Geny de Jesus Souza Ribas, Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi), Residência Inclusiva Associação Nossa Senhora de Lourdes e Associação Ponta-grossense de Assistência à Criança com Deficiência (APACD). Outras entidades de atendimento à pessoa com deficiência que tenham interesse em receber a visita do Palhaço Picolé, basta entrar em contato com o Departamento da Pessoa com Deficiência. Além disso, também são realizadas Oficinas de Circo dentro do departamento, toda terça-feira, às 14 horas.

Para a diretora da APACD, Tatiane Alves, as visitas transformam a rotina dos usuários da entidade, que atende cerca de 140 crianças e adultos com deficiência física e mental, todos cadeirantes. “O Picolé já é como se fizesse parte da nossa equipe, porque anima todos com sua presença, mesmo as atendentes. Muitas crianças tem uma rotina mais limitada, de casa para a instituição, mas a oficina com o palhaço permite que elas conheçam um pouco mais do mundo e tenham uma interação diferente com ele”, destaca ela.

DEPARTAMENTO – A Oficina de Inclusão é apenas uma das atividades ofertadas gratuitamente pelo Departamento do Deficiente, que está instalado no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi. Ponta Grossa é o único município do Paraná com um ginásio adaptado para a prática esportiva de pessoas com deficiência. Atualmente, são cadastrados no departamento mais de 3.300 usuários, de diferentes deficiências, que podem participar gratuitamente dos atendimentos de fisioterapia, atividade física, assistência social, musicoterapia, oficina de circo e terapia assistida por animais. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos