20 de setembro de 2018

Dia do Passe Livre amplia discussão sobre a importância da iniciativa para o Município

Arquivo

Medida em caráter experimental busca otimizar atendimento de passageiros na região.

A realização do Dia do Passe Livre em Ponta Grossa, ontem, 19, mobilizou a comunidade e ampliou a discussão, assim como o conhecimento, sobre esse importante benefício que auxilia aproximadamente sete mil alunos de diversas instituições de ensino do Município.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), a iniciativa da Prefeitura de Ponta Grossa em promover um dia que será comemorado anualmente, onde todos os usuários de cartões de bilhetagem eletrônica ficam dispensados do pagamento da tarifa do transporte coletivo, tem como principais objetivos relembrar a importância da consolidação do Programa Passe Livre Estudantil no Município e incentivar à migração dos usuários para o pagamento da tarifa via Cartão Transporte.

“É de extrema importância tratarmos sobre o impacto que o Programa Passe Livre Estudantil tem como ferramenta de incentivo e facilitação do acesso à educação em toda uma geração de alunos que dispõe desse benefício integralmente viabilizado através de recursos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história como o prefeito que conseguiu permitir que esse direito fosse garantido aos nossos estudantes, fazendo de Ponta Grossa uma das únicas cidades do Brasil a contarem com essa iniciativa”, declara Marcelo Rangel. “A criação do Dia do Passe Livre também funciona como uma maneira de incentivar a população a aderir ao Cartão Transporte, que além de agilizar o processo de embarque, também promove o aumento da segurança nas linhas do transporte coletivo, que ficam menos suscetíveis a situações lamentáveis, como roubos e assaltos, e melhora a fiscalização e o controle logístico do sistema”, completa.

BENEFÍCIOS E INVESTIMENTO – Desde sua criação, em 2015, o Programa Passe Livre Estudantil da Prefeitura de Ponta Grossa já disponibilizou mais de 30 mil benefícios a alunos de diversas instituições da cidade. O investimento total, segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), soma aproximadamente 8 milhões de reais.

“É uma conquista sem precedentes para o Ponta Grossa e que garante o acesso a uma média de aproximadamente 7 mil alunos anualmente, sem causar qualquer impacto no cálculo de repasse de custos do transporte coletivo, pois é 100% custeado com recursos do município, que adquire os créditos e doa conforme a necessidade de cada aluno atendido”, explica o prefeito.

A funcionária pública Simone Viana, é umas das favorecidas. “Tenho duas filhas que estudam longe de casa, precisam pegar dois ônibus e se eu fosse pagar a passagem teria um gasto bem grande. Com esse benefício, elas podem estudar em um colégio melhor, ter uma qualificação melhor e eu posso investir em mais educação para o futuro delas”, destaca Simone.

Sara Viana, filha de Simone, também apresenta a possibilidade de investir os recursos que seriam destinados ao pagamento da passagem como um dos aspectos mais importantes do Programa. “O Passe Livre traz muitos benefícios pois o dinheiro que minha família usaria com o cartão, eu posso investir em lazer e esportes. Além disso, também tenho colegas que os pais não conseguem arcar com os custos das passagens e acabam tendo uma ajuda com o Programa Passe Livre, que acaba sendo um benefício enorme para todos que participam”, diz.

Além do auxílio financeiro às famílias e a facilitação do acesso, o Programa também promove a realização de sonhos.  É o que conta Ivonete de Oliveira que possui uma filha concluindo o curso de magistério e é beneficiária do Programa. “Eu tinha o sonho de cursar magistério, mas não podia porque a minha casa ficava longe da escola e eu não tinha dinheiro para pagar o transporte.  Agora minha filha, que utiliza o Passe Livre, está se formando esse ano em Magistério. O Passe Livre ajudou muito nessa conquista e, se Deus quiser, ela também vai fazer faculdade com o Passe Livre”, conta. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos