22 de abril de 2019

DETRAN do Paraná contabiliza economia de quase R$ 13 milhões

Arquivo

Entre os denunciados, estão seis empresários e cinco servidores públicos comissionados na época dos fatos, dos quais quatro trabalhavam no Detran e um na Casa Civil.

Nos cem primeiros dias da nova gestão, o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) priorizou reduzir custos, desburocratizar os serviços oferecidos aos cidadãos e dar enfoque à educação no trânsito. A economia no período chega a R$ 12,9 milhões. As ações incluem a revogação, revisão e redução de contratos, licitações não viabilizadas, além de cortes nos gastos com a folha de pagamento.

O diretor-geral do DETRAN, Cesar Kogut, destaca que a meta é fazer do Departamento uma instituição de excelência em educação, engenharia e fiscalização de trânsito, tendo como premissa tecnologia de ponta para desempenhar sua missão. “Vamos promover a segurança no trânsito e a cidadania, dando apoio às investigações policiais e às ações socioeducativas nas áreas de habilitação, registro de veículos e educação para o trânsito”, afirma Kogut.

Entre as principais ações realizadas nos primeiros meses, estão as educativas, como a Operação Verão, Operação Volta às Aulas, Operação Carnaval, Blitz do Dia Internacional das Mulher e Paraná Cidadão, entre outras, impactando mais de 34 mil pessoas. Também foram promovidos 185 cursos de reciclagem para condutores infratores.

Na área de fiscalização, foram distribuídos etilômetros (bafômetros) e outros insumos com o objetivo de intensificar as ações para coibir infrações no trânsito.

ECONOMIA – O Detran do Paraná já implantou postos de vigilância monitorada com sensores e câmeras em 67 unidades do Interior do Estado, reduzindo despesas. Antes, a vigilância contratada para garantir a integridade das unidades do departamento era feita exclusivamente de forma presencial.

TECNOLOGIA – O sistema de Vistoria Digital, por meio de aplicativo de celular, disponibilizado neste ano para servidores DETRAN-PR e despachantes, trouxe agilidade às vistorias de veículos. No método tradicional o procedimento demorava 10 minutos, tempo que caiu para três minutos.

Na próxima etapa serão atendidos também fabricantes de placas, que poderão deixar de lado o serviço feito manualmente. A Vistoria Digital também reforçou a segurança do processo, uma vez que o veículo é fotografado de todos os ângulos, evitando fraudes.

Outra facilidade para os usuários é a disponibilização de diversos serviços por meio do site, aplicativo ou totens de autoatendimento do DETRAN instalados em locais de grande circulação de pessoas. Com exceção de serviços que necessitam da presença do cidadão, como a biometria, é possível solicitar, agendar e consultar a maior parte dos serviços por meio digital. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos