13 de abril de 2021

CPP contra “Valtão” diz que testemunhas de defesa não compareceram; Defesa alega que testemunhas não foram intimadas

Arquivo

As oitivas das testemunhas estão marcadas para a próxima terça-feira, 29, e no dia 06 de julho.

A Comissão Parlamentar Processante (CPP) que investiga denúncia por quebra de decoro parlamentar e pedido de cassação do mandato do vereador Walter de Souza – “Valtão” (PRTB), informou que na oitiva programada para hoje, 13, nenhuma das 13 testemunhas arroladas pela defesa compareceu. A CPP informa ainda que na próxima terça-feira, 20, haverá nova oitiva de testemunhas do caso.

Já a defesa de “Valtão”, representada pelo o advogado Fernando Madureira, informou que a CPP não expediu a intimação para as testemunhas. “No entender da defesa, quem deve intimar as testemunhas é a Comissão Processante, e não a defesa”, afirmou o advogado do parlamentar.

Após críticas, as oitivas foram transferidas para o plenário da Câmara Municipal e a presença da imprensa credenciada foi autorizada.

As testemunhas de defesa de “Valtão” são: João Carlos Barbiero; Ricardo Albertus Zampieri; Roberto Pelissari; Ezequiel Bueno; Vinícius Camargo; Antônio Carlos Domingues de Sá; Alberto Abujamra Neto; Celso Ricardo Madrid Finck; Adriano Smolarek; Marcelo Rangel Cruz de Oliveira; Elizabeth Schmidt (informante); José Augusto Carneiro de Andrade (informante); e Guiarone de Paula Junior (informante).

Após as audiências, será feira a apresentação da defesa final do denunciado e o relatório da Comissão. A CPP tem 90 dias, a partir da notificação, para concluir o processo e liberá-lo para votação do plenário. O vereador que está em prisão domiciliar pediu e teve a licença aprovada na sessão do último dia 05 por 25 dias. A alegação é de que irá tratar de assuntos particulares.

DENÚNCIA – No final do ano passado, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do núcleo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra o vereador e quatro empresários investigados na Operação Saturno: Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck, e o proprietário da TV Vila Velha e do site/revista D’Ponta, João Barbiero. Os empresários foram denunciados por corrupção ativa, e o vereador, por corrupção passiva. Conforme apurou o Gaeco, os empresários teriam pago o vereador para que emitisse um relatório favorável a uma empresa que foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Ponta Grossa que investigou o estacionamento eletrônico pago nas ruas da cidade (“Estar Digital”). De acordo com a denúncia do MP-PR, o vereador teria recebido R$ 15 mil para “apresentar relatório final da CPI do Estar Digital que não causasse prejuízo aos interesses da pessoa jurídica investigada”.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos