15 de abril de 2021

“Corrigimos agora ou pagaremos uma conta alta e injusta”, diz Romanelli

Divulgação

O deputado, em audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio com representantes de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, reafirmou o posicionamento contrário e unânime de todos os deputados e deputadas estaduais contra o modelo híbrido. Um manifesto assinado pelos 54 deputados foi enviado à ANTT.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou que a mobilização da sociedade paranaense é essencial para corrigir o modelo proposto de pedágio proposto pelo governo federal para os próximos 30 anos. “Ou corrigimos agora e fazemos um bom contrato, ou pagaremos uma conta alta e injusta”, disse hoje, 15, na abertura da audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, com representantes de Ponta Grossa e dos Campos Gerais.

Romanelli reafirmou o posicionamento contrário e unânime de todos os deputados e deputadas estaduais contra o modelo híbrido. Um manifesto assinado pelos 54 deputados foi enviado à ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres).

“Queremos uma licitação pelo critério do menor preço da tarifa, sem taxa de outorga, com obras nos primeiros anos e o depósito de caução para a garantia de obras”, enumerou.

GARANTIA – Romanelli defendeu também a proposta do Corecon (Conselho Regional de Economia do Paraná), apresentada pelo economista Luiz Antônio Fayet, de cobrar uma caução das empresas vencedoras da licitação para garantir a execução das obras de duplicação, contornos e outras.

“Não queremos a taxa de outorga, queremos uma caução financeira depositada em títulos públicos para garantir a execução das obras. A taxa de outorga resulta numa tarifa elevada que onera a vida de todos no Estado”, pontuou.

Pela proposta do Corecon, a concessionária seria obrigada a depositar uma caução em títulos públicos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) proporcional aos investimentos previstos no lote.

DEGRAU – Romanelli destacou ainda a necessidade de rever também o degrau tarifário de 40 % proposto para ser aplicado em rodovias após a duplicação. “O degrau tarifário tem que ser discutido, é uma bomba-relógio que vai estourar lá na frente”.

MODELO – A proposta do Ministério da Infraestrutura prevê conceder 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, sendo 15 praças a mais do que o modelo atual. O prazo de concessão é de 30 anos. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos