30 de outubro de 2019

Copel tem a melhor governança do Brasil entre as estatais

Arquivo

Valor será utilizado para compra de 200 mil kits para testes PCR e pelo menos 1,2 milhão de máscaras triplas, como as usadas nos hospitais. Companhia fará novas doações como incentivo para a adesão dos consumidores ao débito em conta e fatura digital.

A Copel tem a melhor governança do Brasil dentre as empresas estatais. É o que aponta o programa Destaque em Governança de Estatais da B3, a bolsa de valores brasileira. Entre as seis empresas que atendem aos critérios de certificação, a Copel é a primeira a atingir a pontuação máxima desde o lançamento dessa iniciativa, em 2017. O anúncio foi em São Paulo.

Este foi o segundo ano de participação da Copel no programa que incentiva a adoção das melhores práticas de governança pelas estatais – transparência na prestação de informações, segurança de controles internos, regras claras para composição da administração e alinhamento à rigorosa legislação anticorrupção.

“Trata-se de mais um reconhecimento de peso para as práticas de governança corporativa da Copel, que reafirmam nosso compromisso com a transparência, a conformidade, o monitoramento de riscos econômico-financeiros e socioambientais do negócio e, essencialmente, o respeito a todas as partes interessadas em nossas atividades”, afirma o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiacono Neto.

REQUISITOS – A adesão ao Programa Destaque em Governança de Estatais é voluntária. Para a certificação as companhias devem implementar as medidas obrigatórias de governança corporativa previstas no regulamento.

A B3 faz o acompanhamento anual do cumprimento dos requisitos para constar do programa. A pontuação máxima da Copel, em 2019, decorreu da revalidação dos requisitos já cumpridos em 2018 e, além disso, da recente constituição do Comitê de Indicação e Avaliação de administradores. Estas medidas situam a companhia paranaense, em definitivo, como uma referência de governança entre as estatais brasileiras.

HISTÓRICO – A Copel abriu seu capital em 1994 na Bolsa de Valores de São Paulo (hoje B3). Em julho de 1997, foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York, a NYSE. Em 2008, a companhia aderiu ao nível 1 de Governança Corporativa da B3.

As boas práticas resultaram no reconhecimento, em 2018, como a estatal mais transparente do Brasil, de acordo com a Transparência Internacional (TRAC Brasil); a mais aderente à Lei das Estatais, segundo o Observatório de Estatais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, ainda, apta a integrar o seleto grupo do Programa Destaque em Governança de Estatais da B3. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos