21 de março de 2019

Copel mostra experiência de cidade inteligente de Ipiranga no Smart City

Divulgação

O case apresentado pela Companhia durante o Congresso do Smart City Expo foi o da cidade de Ipiranga. Há um ano, na primeira edição do evento, a Companhia falava das previsões para o projeto que estava implantando no Município, na região dos Campos Gerais.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está participando do Smart City Expo Curitiba trazendo um pouco das cidades inteligentes para dentro da realidade do consumidor.

A Copel levou ao evento um estande que simula as características de uma residência com geração distribuída de energia e está apresentando os resultados já percebidos com a implantação da primeira cidade 100% inteligente do país. “Nós estamos falando das cidades do futuro, cidades inovadoras, com uma integração que vai do acompanhamento do consumo de energia em casa à prestação de serviços por parte dos entes públicos. A eletricidade é parte intrínseca desse processo e a Companhia tem investido significativamente nas smart cities”, contou o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

O case apresentado pela Companhia durante o Congresso do Smart City Expo foi o da cidade de Ipiranga. Há um ano, na primeira edição do evento, a Companhia falava das previsões para o projeto que estava implantando no Município. “Hoje, estamos aqui para mostrar os resultados”, disse o diretor de Distribuição da Copel, Maximiliano Orfali. “Já colhemos frutos de benefício direto ao consumidor. As informações de falta de energia, por exemplo, chegam imediatamente à Copel, de forma automatizada e com total confiabilidade”, acrescentou.

Entre outros benefícios está a medição de consumo a distância, totalmente automática, e a possibilidade de religar consumidores cortados em questão de minutos. “Estamos se transformando em uma rede de energia integrada a uma de comunicação. Observamos a conectividade, prevemos falhas no sistema e o consumidor também acompanha a evolução do seu consumo, dando um parâmetro real do uso da energia”, contou o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori.

A Companhia está iniciando o mesmo projeto de Ipiranga nas cidades de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. A compra dos medidores já está sendo licitada e a previsão é que comecem a ser instalados ainda no segundo semestre deste ano. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Divulgação

26 de abril de 2024

17ª ExpoFrísia propõe discussões sobre o mercado leiteiro

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos