17 de outubro de 2017

Considerada 7ª melhor cidade em saneamento básico do Brasil, Ponta Grossa recebe prêmio

Divulgação

Em São Paulo, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, participou do seminário “Exemplos em Saneamento Básico – Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água”

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), recebeu na manhã de hoje em São Paulo (SP), um prêmio nacional do Instituto Trata Brasil. A cidade foi considerada a 7ª melhor em saneamento básico do Brasil na avaliação dos serviços nas 100 maiores cidades brasileiras. O ranking produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, especializada em saneamento, avalia dados de 2015 publicados pelo Ministério das Cidades, no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). “Ponta Grossa é exemplo de investimentos em saneamento. Entre as 1o melhores do Brasil, em 7º lugar. Agradeço a parceria com a Sanepar”, comemorou Rangel.

Ponta Grossa ficou melhor colocada que outras três principais cidades paranaenses atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar): Londrina (8ª), Cascavel (9ª), incluindo a Capital do Estado, Curitiba (11ª), ficando atrás somente de Maringá (5ª). Em primeiro lugar está a cidade de Franca (SP).

Desde 2009, o Instituto Trata Brasil divulga seu tradicional “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, sempre com base nos dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS). Os números são informados pelas próprias empresas operadoras de água e esgotos dos municípios brasileiros ao Governo Federal, portanto, são números oficiais das próprias cidades.

Desde 2016, o Instituto Trata Brasil usa uma nova metodologia criada pela GO Associados, após ouvir autoridades e entidades ligados ao setor de saneamento básico em todo o país. Houve a inclusão dos indicadores urbanos para o atendimento de água e coleta e do indicador de perdas de agua na distribuição. Os indicadores de investimentos e arrecadação agora consideram a soma dos últimos 5 anos, ao invés apenas do ano em análise (2015), assim consegue-se ter uma ideia melhor do esforço das cidades com o saneamento básico ao longo do tempo.

Segundo o estudo, Ponta Grossa possui 99,98% da população com água tratada e 100% da população com coleta de esgoto – em todo o país, somente cinco cidades reportaram 100% (Curitiba – PR, Diadema – SP, Londrina – PR, Maringá́ – PR e Ponta Grossa – PR).


Casos de sucesso em saneamento básico são discutidos

Em São Paulo, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, participou do seminário “Exemplos em Saneamento Básico – Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água”, realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental da Câmara Federal (SANEAR), GO Associados, Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV e apoio das empresas Bauminas e Itron. Ele foi um dos palestrantes do Painel “A universalização do saneamento na prática”.

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários de meio ambiente, CEOs de empresas públicas e privadas de saneamento, bem como diretores de agências reguladoras. A proposta é dar visibilidade a casos exitosos em abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos e sucesso na redução das perdas de água no sistema de distribuição.

A mesa de autoridades contou com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Antônio Henrique de Carvalho Pires; o deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP), representando a SANEAR, o senador Roberto Muniz (PP-BA), o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Jerson Kelman, e a Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto.

O seminário aconteceu no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Berrini.

CASOS DE SUCESSO – A iniciativa de destacar exemplos positivos de gestão em saneamento básico visa reconhecer os esforços das cidades que vem investindo continuamente para garantir esses serviços básicos a sua população, garantindo assim a melhoria de sua qualidade de vida. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de março de 2024

Giorgia Bin Bochenek é reeleita presidente da ACIPG

Divulgação

26 de março de 2024

Asfalto Novo finaliza obras nas Vilas Cristina e Maracanã

Arquivo

26 de março de 2024

Prefeitura de PG convoca 82 aprovados em concursos para a Educação

Divulgação

26 de março de 2024

Ivaí intensifica combate ao mosquito da dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos