CASTRO

31 de maio de 2019

Conferência aborda os desafios de envelhecer no século XXI

Divulgação

A palestrante Lindiara Santa Santos Berti, médica da família, abordou questões como saúde e relacionamentos familiar e social na terceira idade.

Cerca de duzentas pessoas entre idosos da área urbana, Abapan, Socavão e Guararema, além de profissionais da assistência social, participaram hoje, 31, da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no Município de Castro que aconteceu na Câmara Municipal durante o dia todo com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A palestrante Lindiara Santa Santos Berti, médica da família, abordou questões como saúde e relacionamentos familiar e social na terceira idade. Ressaltou que muitas coisas melhoraram para os idosos no Brasil, como o acesso à saúde, o Estatuto do Idoso e as políticas públicas. “Mas ainda é preciso reduzir a violência contra o idoso, os abusos e o abandono. As famílias têm que avançar nos cuidados com o idoso para que ele tenha mais qualidade de vida”, explica.

Lindiara considera que tão importante quanto cuidar da saúde é cuidar da mente, ser ativo na sociedade, pertencer a um grupo, ser independente financeiramente e ter perspectiva de futuro. “Quando chegamos na terceira idade temos que ter memórias boas, fazer coisas positivas e encarar a morte como um fato, trabalhando a finitude como parte de um ciclo que encerra. Temos que deixar um legado, marcas e não manchas quando partir”, analisa.

Durante o evento, grupos de discussão trataram de eixos temáticos sobre saúde, assistência social, moradia, transporte, educação, esporte e lazer, entre outros, e elencaram propostas que serão encaminhadas para os conselhos municipal, estadual e federal. Também foram escolhidos dois delegados que representarão Castro na conferência estadual.

Para o presidente do Conselho, Eder de Jesus Xavier, o evento cumpriu o objetivo de reunir o público interessado para debater melhorias para a terceira idade. “Além dos profissionais que trabalham na área, contamos com a presença de idosos que tiveram a oportunidade de apontar o que é melhor para eles em se tratando de políticas públicas”, disse.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou que a administração trabalha para que as políticas públicas avancem e alcancem o maior número de pessoas. “Buscamos atender a todos que precisam do poder público, desenvolvendo ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos