23 de outubro de 2019

Começam amanhã apresentações de rua e peças infantis do 47º Fenata

Divulgação

Nesta quinta-feira, 24, o Festival Nacional de Teatro inicia a programação de apresentações do Teatro de Rua às 10h30, no Terminal Central, com o espetáculo “Casa de Farinha do Gonzagão - Teatro Baile”. Na Mostra Infantil, com entrada franca, o espetáculo de amanhã será “Ói Lá Inezita”, às 14h no Cine Teatro Pax. Na Mostra Adulta à noite o espetáculo será “Shakespeare – Paixão e Poesia” (20h), e “Confabulações” (22h), no Cine-Teatro Ópera.

Nesta quinta-feira, 24, o Festival Nacional de Teatro (Fenata) inicia a programação de apresentações do Teatro de Rua às 10h30, no Terminal Central, com o espetáculo “Casa de Farinha do Gonzagão – Teatro Baile”, do Grupo CTI – Cia. Teatro da Investigação, de São Paulo/SP.

A música de Luiz Gonzaga dá origem ao espetáculo, que é um híbrido de teatro, música, dança e culinária. O grupo escolheu o teatro popular como meio de trazer elementos da vivacidade do povo nordestino, que se redimensiona na força e intensidade da poesia que pulsa na obra do Gonzagão. É um teatro-baile baseado na obra de Luiz Gonzaga, dividida em três partes sem intervalo.

Na Mostra Infantil, com entrada franca, o espetáculo de amanhã será “Ói Lá Inezita” da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, às 14h no Cine Teatro Pax. A peça conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas e se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e presta uma homenagem à grande Inezita Barroso.

Na Mostra Adulta amanhã à noite o espetáculo será “Shakespeare – Paixão e Poesia”, do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. O espetáculo é um passeio pelo teatro, uma pesquisa bem-humorada sobre a vida de Shakespeare, sua obra e seu tempo. Macbeth, Lear, Hamlet, Romeu e Julieta e tantos outros personagens de suas mais belas peças de teatro vão aparecer em cena juntamente com o próprio William Shakespeare para falar de suas paixões, seus medos, suas obsessões, e suas profundas reflexões sobre a vida e a morte.

Em seguida, a Mostra Telmo Faria traz a Cia. Buffa de Teatro de Salvador/BA, com o espetáculo “Confabulações”, a partir das 22h. A peça apresenta quatro Bufonas, que confabulam para provocar reflexões acerca das violências sofridas pela personagem ao longo da história, ao longo dos fios do destino que compõem a Humanidade – fios do patriarcado e do capitalismo. As Bufonas revelam, também, as deusas Kali e Baubo, que estão no cerne da força da mulher e convocam as mulheres a seguirem por um caminho de transformação de si mesmas, para, então, transformar a sociedade e tomar em suas mãos as rédeas e redes de seus destinos.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do Festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

15 de abril de 2024

Prefeitura de PG realizou em um ano 7,3 mil atendimentos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar da Saúde

Divulgação

15 de abril de 2024

Elizabeth dá posse a Carla Kritski e Rafael Mansani para Meio Ambiente e Iplan

Divulgação

15 de abril de 2024

Gestores se reúnem com Ministério da Cultura para fortalecer o setor nos Campos Gerais

Arquivo

15 de abril de 2024

Elizabeth abre as portas do Município e qualifica governo após saída de ‘parças’ de Rangel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos