8 de maio de 2017

CEU das Artes ganha novo espaço para biblioteca

Divulgação

Com novo espaço, CEU desenvolverá projeto de incentivo à leitura com crianças da comunidade local

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), instalado na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas, ganhou na última sexta-feira, 05, uma nova biblioteca. Através do apadrinhamento da Viação Campos Gerais (VCG), a comunidade local conta agora com uma biblioteca com estrutura revitalizada, novas aquisições para o acervo e material necessário para desenvolvimento do projeto “Leitura Mágica”. O espaço foi inaugurado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Programa Selo Social.

A revitalização do espaço só foi possível graças a um novo projeto desenvolvido pelo programa Selo Social, o ‘Empresa Madrinha’. O projeto prevê a parceria de empresas do setor privado com a administração pública para atender demandas da área da Assistência Social em Ponta Grossa. “Essa é a primeira parceria do ‘Empresa Madrinha’. Com esse projeto, esperamos encontrar outras empresas parceiras que queiram adotar espaços ou ideias para oferecer novas oportunidades para a população”, comenta a secretária de Assistência Social, Dona Simone Kaminski.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) destacou a realização de diversos investimentos na região da vila Coronel Cláudio, como nas áreas de infraestrutura e educação. “O CEU foi uma grande conquista para esta região e é uma alegria muito grande inaugurar este espaço revitalizado, dando mais oportunidades para a comunidade. Também nos orgulhamos de contar com empresas que estão investindo no futuro de Ponta Grossa, esperamos que a VCG seja apenas a primeira delas”, destacou.

“O ‘Empresa Madrinha’ é uma oportunidade para que mais empresários assumam esse compromisso. A iniciativa privada pode dar agilidade ao processo para o desenvolvimento de projetos. Quando uma empresa apoia esse tipo de ação, além de contribuir com o desenvolvimento social, dá agilidade ao desenvolvimento de ações que, sozinho, nem sempre o poder público consegue desenvolver, porque precisa atravessar uma série de entraves legais e burocráticos”, afirma o diretor operacional da VCG, Luciano Rasera Gulin. Sobre a revitalização da biblioteca, o diretor ainda reforça: “A leitura é o que nos vai formar como cidadãos. Para a empresa, é um orgulho apadrinhar uma iniciativa como essa, que terá impacto na sociedade”, finaliza.

De acordo com a secretária, com o espaço da biblioteca do CEU revitalizado, será possível desenvolver o projeto ‘Leitura Mágica’, que visa incentivar o hábito da leitura em crianças, adolescentes e adultos. “Com o projeto, os usuários irão emprestar o livro e também levarão para casa uma pasta com estojo e materiais de colorir. Na semana seguinte, terá a chance de compartilhar sobre a história do livro, além de realizar colagens, desenhos e outras atividades relacionadas à leitura. Esse projeto será desenvolvido com o acompanhamento de assistentes sociais, bibliotecárias e acadêmicos de pedagogia, duas vezes por semana”, explica Dona Simone.

BIBLIOTECA DO CEU – A biblioteca do CEU é uma das atividades da estrutura, que unifica a prestação de serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. A população pode contribuir realizando doações para o acervo, de livros infantis, infanto-juvenis e também outras classificações. Para emprestar do acervo, basta fazer uma carteirinha, levando RG e comprovante de endereço. A biblioteca do CEU é aberta para toda a população de Ponta Grossa, não apenas a comunidade da Coronel Cláudio.

PROJETO EMPRESA MADRINHA – O projeto Empresa Madrinha busca empresas parceiras para apadrinharem espaços públicos, em ações como reformas, com materiais ou mesmo mantimentos. O contrato entre o Selo Social e a empresa madrinha tem duração de 12 meses, com manutenção mensal, caso necessário. Um representante do Selo Social irá acompanhar, periodicamente, o andamento das ações desenvolvidas. O Programa Selo Social já trabalha com uma nova parceria, para apadrinhamento de uma ciclofaixa em Ponta Grossa.

A empresa que tiver interesse em participar, pode procurar o Selo Social e se informar sobre os critérios para ser ‘selada’. O programa está instalado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Joaquim Nabuco – Centro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos