9 de junho de 2017

Castro terá tropeada comemorativa

Arquivo

São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil

Dentro das comemorações de 40 anos do Museu do Tropeiro, está confirmada a reabertura da exposição “Tropeirismo” para amanhã, com a realização de uma tropeada pela antiga “Rua das Tropas”, por onde circulavam centenas de animais que deram origem a cidade de Castro. Essa passagem é atualmente a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, a principal rua do comércio castrense. São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil.

A tropeada era a viagem feita pelos tropeiros quando saíam do Rio Grande do Sul e percorriam os caminhos de Santa Catarina e Paraná até chegar a São Paulo, onde eram vendidas as mulas na cidade de Sorocaba em uma grande feira. Esse movimento contínuo propiciou o surgimento de cidades como Castro, Ponta Grossa, Lapa e Jaguariaíva, entre outras.

A tropeada comemorativa terá início em frente ao 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, às 9h30, seguirá pela Rua Romário Martins até o Rio Iapó, segue pela Dr. Jorge até Praça Teotônio Marcondes (praça do cavalo), retorna pela Rua Cipriano Marques até a antiga Câmara Municipal, terminando em frente ao Museu do Tropeiro, na Praça Sant’Ana do Iapó, onde acontecerá a cerimônia da reabertura oficial do museu.

“A tropeada vai resgatar um pouco do tropeirismo que referenciou o nascimento de Castro e será uma forma de aproximar a sociedade com a história do nosso município”, disse o diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Castro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

4 de março de 2021

Fiocruz confirma circulação de variantes do coronavírus no Paraná

Divulgação

4 de março de 2021

Suspensão do processo de concessão atende interesses dos paranaenses, diz Romanelli

Divulgação

4 de março de 2021

Feirão da Qualificação, Emprego e Renda acontece neste mês

Divulgação

4 de março de 2021

Mais de 3 mil estabelecimentos comerciais foram fiscalizados desde sábado no Paraná

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista