9 de junho de 2017

Castro terá tropeada comemorativa

Arquivo

São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil

Dentro das comemorações de 40 anos do Museu do Tropeiro, está confirmada a reabertura da exposição “Tropeirismo” para amanhã, com a realização de uma tropeada pela antiga “Rua das Tropas”, por onde circulavam centenas de animais que deram origem a cidade de Castro. Essa passagem é atualmente a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, a principal rua do comércio castrense. São esperados cavaleiros de toda a região dos Campos Gerais para relembrar o movimento do tropeirismo que foi o principal ciclo de desenvolvimento econômico e social da região sul e sudeste do Brasil.

A tropeada era a viagem feita pelos tropeiros quando saíam do Rio Grande do Sul e percorriam os caminhos de Santa Catarina e Paraná até chegar a São Paulo, onde eram vendidas as mulas na cidade de Sorocaba em uma grande feira. Esse movimento contínuo propiciou o surgimento de cidades como Castro, Ponta Grossa, Lapa e Jaguariaíva, entre outras.

A tropeada comemorativa terá início em frente ao 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, às 9h30, seguirá pela Rua Romário Martins até o Rio Iapó, segue pela Dr. Jorge até Praça Teotônio Marcondes (praça do cavalo), retorna pela Rua Cipriano Marques até a antiga Câmara Municipal, terminando em frente ao Museu do Tropeiro, na Praça Sant’Ana do Iapó, onde acontecerá a cerimônia da reabertura oficial do museu.

“A tropeada vai resgatar um pouco do tropeirismo que referenciou o nascimento de Castro e será uma forma de aproximar a sociedade com a história do nosso município”, disse o diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Castro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de março de 2024

Giorgia Bin Bochenek é reeleita presidente da ACIPG

Divulgação

26 de março de 2024

Asfalto Novo finaliza obras nas Vilas Cristina e Maracanã

Arquivo

26 de março de 2024

Prefeitura de PG convoca 82 aprovados em concursos para a Educação

Divulgação

26 de março de 2024

Ivaí intensifica combate ao mosquito da dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos