18 de outubro de 2019

Castro recebe prêmio em Saúde Bucal

Divulgação

O prêmio do Conselho Regional de Odontologia do Paraná é resultado dos investimentos e do trabalho feito para o avanço no atendimento na área de odontologia, e também fruto da dedicação dos profissionais da saúde.

O coordenador da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Diogo Nocera, recebeu ontem, 17, em Curitiba, durante o Congresso Internacional de Odontologia, na ExpoUnimed, o Prêmio Estadual do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) Saúde Bucal. O Município conquistou o terceiro lugar na categoria cidades até 100 mil habitantes. Os dados avaliados para a premiação são relativos a 2018.

Diogo Nocera destacou que o prêmio é resultado dos investimentos e do trabalho feito para o avanço no atendimento na área de odontologia, e também fruto da dedicação dos profissionais da saúde. “Estamos honrados em receber este prêmio do Conselho Regional. É o reconhecimento por todo o trabalho realizado pela equipe da saúde com apoio da administração municipal que investe no atendimento à população. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior (Patri) destaca que o reconhecimento incentiva ainda mais a continuidade do trabalho. “Isso nos motiva a continuar trabalhando com muita vontade para levar mais saúde para nossos munícipes”, disse.

CRITÉRIOS – Para a escolha dos vencedores foram avaliados critérios como financiamento do Município em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção e vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal, remuneração e educação permanente. Todos esses quesitos foram comprovados por documento.

ESTRUTURA – O atendimento à saúde bucal no Município está estruturado por meio da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo planejamento, supervisão e coordenação da assistência odontológica prestada aos usuários da saúde pública.
Com uma equipe de profissionais composta por 30 cirurgiões dentistas, sete técnicos em saúde bucal e 26 auxiliares em saúde bucal, o Município oferece atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde da Mulher. A cobertura na atenção básica é de 100% e no ESF de 91,68%.

Na assistência especializada, o município conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferecendo atendimento em endodontia, periodontia, próteses, atendimento a pacientes especiais, Cirurgia Oral Menor, odontopediatria e diagnóstico de lesões, além de fornecer exames complementares como raio x e de laboratório.

PROGRAMAS – Castro possui um controle mensal das escovações dentais e bochechos de flúor por meio de relatórios enviados pelas escolas. A cada semestre são distribuídas de escovas e pastas pelo projeto ‘Pintando um Sorriso’ que também passa orientações de higiene e encaminha alunos que necessitam de tratamento, às unidades de saúde com horário agendado.

Outra ação importante é o Dia de Prevenção de Saúde Bucal, realizado nas unidades de saúde para fazer a busca ativa de lesões. A saúde ainda realizou pelo segundo ano consecutivo o mutirão de próteses com a confecção de 200 próteses em apenas um mês. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

20 de novembro de 2019

Diretor-geral da Alep preso na Operação Taxa Alta é exonerado

Arquivo

20 de novembro de 2019

Câmara promulga fim da cobrança da tarifa mínima da Sanepar

Arquivo

20 de novembro de 2019

Gaeco cumpre mandados de prisão em investigação de contrato do Detran

Divulgação

19 de novembro de 2019

Após denúncia de calote, Prefeitura programa repasses para Fundo da Cultura

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra