15 de agosto de 2017

Castro poderá ter Unidade de Conservação

Divulgação

Na região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), apresentaram ao prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) hoje, projeto para conservação do macaco muriqui, mais conhecido como “monos”, e que habita a região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da SEMA, Sueli Ota, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção. Paralelamente a preservação dos animais, a ideia é promover o desenvolvimento econômico da região com atividades sustentáveis como a produção de orgânicos, entre outras. “A intenção é que os próprios moradores que já cuidam dos macacos, continuem sendo seus maiores protetores, compatibilizando o desenvolvimento da economia local. Outra perspectiva é criar, futuramente, um selo da região, o que projetaria o Vale do Ribeira internacionalmente, pois há muitas pessoas que pagam para apreciar espécies em extinção”, diz.

A SEMA fará a delimitação da área onde futuramente poderá ser implantada uma Unidade de Conservação. Após a conclusão do projeto, será feita uma audiência pública com os moradores do Vale do Ribeira.

Fadel disse que a Prefeitura apoia o projeto que junto com outras propostas do município, poderá alavancar o desenvolvimento daquela região. “Temos interesse em colaborar para a proteção do macaco muriqui e também com ações que possam levar melhores condições de vida para os moradores do Vale do Ribeira”, frisou.

O projeto de conservação do muriqui conta com apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Lactec, Instituto de Florestas, Fundação Boticário e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

MURIQUI – O mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) é conhecido como o maior macaco das Américas. Pode chegar a medir 1,5 metro da cabeça até a ponta da cauda. Normalmente chega a pesar entre 13 e 15 quilos. É herbívoro e se alimenta de folhas e frutas. A população total no Brasil não chega a três mil. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos