25 de junho de 2020

Castro combate o coronavírus e mantém obras para movimentar a economia

Arquivo

As doações serão destinadas à Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social que fará a distribuição para as famílias carentes.

A Prefeitura de Castro adotou uma série de medidas para combater o avanço do Coronavírus no Município, como a instalação de barreira sanitária nas entradas da cidade, mudanças no horário de funcionamento do comércio, proibição de eventos públicos e particulares, suspensão de celebrações religiosas, entre outras precauções para evitar aglomerações e o contágio da doença.

“Temos uma equipe muito competente na área da saúde, que foi capacitada e está preparada para enfrentar a pandemia. Desde o início nós estamos fazendo a triagem dos pacientes com os sintomas da Covid para evitar a propagação do vírus. Nestes últimos dias tivemos um número maior de casos e identificamos que a doença foi importada de outras cidades para o nosso Município, por isso implantamos a barreira sanitária”, informa o prefeito Moacyr Fadel Júnior (Patriota).

Até o momento, Castro não possui nenhum óbito, havia registrado até ontem, 24, 58 casos, sendo 22 recuperados, 34 em isolamento domiciliar e dois internados em leitos de enfermaria. O Município já realizou 678 exames/testes rápidos para detectar a doença.

TESTAGEM EM MASSA – A Prefeitura de Castro, em parceria com a iniciativa privada, possui um projeto para aplicar 10 mil testes rápidos na população para melhorar o monitoramento da situação epidemiológica do Município. “Queremos ir ao encontro da doença. Como foi feito na Nova Zelândia. Não estamos inventando a roda, mas saindo na frente”, afirma o prefeito. A testagem em massa, a exemplo da Nova Zelândia, permite o governo rastrear mais facilmente as pessoas que precisavam se isolar conforme os casos são identificados, contribuindo para erradicar a transmissão da doença. “Vamos combater a doença de forma mais efetiva, identificando onde há maior incidência. Existem muitas pessoas assintomáticas e que queremos identificá-las porque involuntariamente estão transmitindo a doença”, explica Fadel.

ECONOMIA AFETADA – O prefeito Moacyr Fadel afirma que a pandemia afeta diretamente a economia do Município. “Não esperava um impacto tão grande. Somente em maio, perdemos 40% da arrecadação. Este mês a projeção de perdas são ainda maiores. Diminuiu muito o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], e o FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que são as maiores fontes de arrecadação do Município”, lamenta o prefeito, acreditando em uma recuperação com a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a partir do próximo mês. “É o que vai sustentar a máquina e dar andamento às obras”, expõe, informando que devido às ações de enfrentamento ao coronavírus, o Município está tendo um custo maior de horas extras dos servidores municipais que estão atuando na linha de frente.

Dos R$ 8,2 milhões que estão sendo repassados para o Município emergencialmente pelo governo federal, em quatro parcelas, Fadel afirma que o montante é equivalente às perdas da arrecadação do mês de maio da Prefeitura. “Quem mais sofreu foram as Prefeituras. Os recursos que estamos recebendo do governo federal parcelado, cobre as perdas que tivemos no primeiro mês. É exatamente o que nós perdemos. Não vai aliviar muita coisa. O FPM caiu 40% no mês”, conta.

OBRAS – Em contrapartida, Fadel ressalta que a manutenção das obras do Município, movimenta a economia e gera empregos. “Tomamos a decisão de dar andamento nas obras, com os devidos cuidados, porque são recursos vinculados que já tínhamos conquistado no ano passado. São muitas obras que estão sendo executadas com recursos dos governos federal e estadual. As empresas de fora que venceram as licitações estão contratando mão de obra local, em um compromisso que assumimos. É o que está salvando a pátria, junto com a agricultura e agropecuária”, conclui o prefeito de Castro.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos