27 de outubro de 2020

Cascavel abre guerra contra as fake news nas eleições

Divulgação

Desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE: "Equipe do Tribunal vai checar às fake news e as desinformações".

Associações do setor produtivo, entidades de classe e religiosas e organismos declararam guerra contra às fake news que tentam tomar conta da campanha eleitoral em Cascavel e influir na decisão do eleitor no próximo 15 de novembro. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) defende, em documento enviado aos candidatos, principalmente aos que disputam a prefeitura “que é hora de deixar os resquícios da velha política no passado e iniciar algo novo, vibrante, justo e verdadeiro”.

“Defendemos uma campanha sem ataques pessoais, sem ofensas, sem calúnias, sem mentiras e sem o uso das fake news. O bom combate é vencido em um campo no qual estejam presentes a verdade, o respeito e a serenidade”, diz a Associação que representa 3,6 mil empresas.

O presidente da Acic, Michel Lopes, reitera que o combate à corrupção e às fake news abriu os olhos para tenha uma nova política baseada nas propostas apresentadas e não na desconstrução deste ou daquele candidato. “Não podemos mais aceitar que candidatos utilizem de meios antidemocráticos, com ameaças, ofensas, calúnias e todo tipo de artimanhas que remeta a velha política”.

“Devemos nos interessar pela política e pelas propostas de cada um dos candidatos, e que possamos assistir sabatinas e debates para que assim possamos, de forma bastante construtiva e inteligente, escolher aqueles que estarão na linha de frente para buscar no desenvolvimento local e regional, os próximos quatro anos”, completou.

VOTO CONSCIENTE – O presidente da Caciopar, Alci Rotta Junior, reforça a importância do voto consciente e com muito critério. “Sabemos que infelizmente existem algumas estratégias equivocadas de alguns candidatos de ataque, de mentiras. E sempre recomendamos que o cidadão analise as propostas. Assim, somente assim, conseguimos avançar e realmente colocar pessoas que decentes e certas no lugar certo”.

“Fica a nossa mensagem, de todo o sistema produtivo, do sistema associativista, que tem uma preocupação muito grande nessas épocas. Tudo passa pela política, a gente precisa de bons representantes, e o cidadão, acima de tudo, precisa fazer a sua melhor escolha”, completa.

Sandro Viapana, presidente da  AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), avalia que Cascavel não pode se levar pelas fakes news neste processo eleitoral. “Cascavel é um grande com mais de 300 mil habitantes. A prefeitura de Cascavel emprega nove mil colaboradores que gerenciam uma relação com 46 mil empresas. Essas 46 mil empresas, empregam 100 mil trabalhadores. Quem será o prefeito de Cascavel tem que reunir um conjunto de habilidades e competências técnicas e comportamentais por conta dessa complexidade, por conta desse cenário socioeconômico que o mundo, que o país e que a nossa comunidade está vivendo.

“O que mais chama atenção é que tem candidato que está usando como atributo, como item, está fundamentando a campanha em cima da ficha limpa e honestidade. Tem que salientar que isso não é um diferencial de candidato, isso é um pré-requisito. Então a estrutura de valor, o sistema de valor do candidato que você vai votar não pode estar calcado em cima de honestidade, em cima de ficha limpa, isso daí é o mínimo”.

ÉTICA E VERDADE – O Sindicato Rural de Cascavel pede que contra a velha política rancorosa e as “fake news”, todos os candidatos prezem pela honestidade e a verdade. “Nosso interesse é comum: o bem de Cascavel. Passar por cima de valores e mentir só proporcionam descer degraus, e não subir”.

“Como representante dos produtores rurais de Cascavel, o Sindicato espera uma política moderna e atual e o fim de práticas rancorosas e da criação de desinformação. Um debate maduro, intelectualmente estruturado e com propostas claras e exequíveis é o caminho para a democracia que queremos. A sinceridade e a honestidade são peças chaves em tudo isso”, diz a nota do sindicato rural.

A Opevel (Ordem dos Pastores Evangélicos de Cascavel) orientou os candidatos cristãos de todas as igrejas, a fazerem as campanhas comprometidos com os conceitos bíblicos de ética, verdade e moral de verdadeiros filhos de Deus, evitando fake-news e ataque de qualquer natureza a adversários. “A mesma recomendação vale aos pastores, para que orientem seus membros a não repassarem nenhuma fake-news com a intenção de ajudar o candidato de sua preferência”.

“Nossa esperança é que ao encerrarmos o período eleitoral, todos possam dizer com segurança, “combati o bom combate, terminei a campanha, mantendo fé e bom testemunho”, completa a nota da Opevel.

MONITORAMENTO – O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Tito Campos de Paula, disse que a Justiça Eleitoral criou um sistema de monitoramento das fake news em todo estado e que a próprio eleitor poderá fazer sua denúncia ou checar a veracidade das informações no gralhacobfere.tre-pr.jus.br ou pelo whatsapp 41-98700-5100. “Pode haver suspensão, retirada de matéria, direito de resposta, tudo isso, quando houver fake news, desinformações que eventualmente podem tentar afetar diretamente à Justiça Eleitoral ou o próprio processo eleitoral”.

“Se na região de Cascavel surgir uma desinformação, então é o momento do Gralha Confere, uma equipe de profissionais de várias áreas do TRE vai fazer a checagem. Confirmado que é uma desinformação, uma mentira, imediatamente vai se mobilizar todos os parceiros desse projeto, os meios de comunicação, mídias sociais, rádios, imprensa escrita, televisiva, tudo isso. A gente acredita que rapidamente tenhamos condições de noticiar aquilo que é verdade para combater a desinformação com a informação correta”, completou o presidente do TER. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos