CARAMBEÍ

‘Carambeí Digital’ leva internet gratuita para os bairros

10/01/18

Divulgação

O sinal é será distribuído via rádio. Os cadastros já podem ser realizados pelo site e na Prefeitura

O sinal é será distribuído via rádio. Os cadastros já podem ser realizados pelo site e na Prefeitura

A Prefeitura de Carambeí, através do Departamento de Informática, informa que já está realizando o cadastramento para acesso a internet gratuita através do projeto “Carambeí Digital”.

Para isso, os interessados devem fazer o preenchimento on-line do termo de adesão disponível no link http://digital.carambei.pr.gov.br/ ou diretamente na Prefeitura Municipal no Setor de Protocolo. O único requisito é estar em dia com o IPTU. O acesso gratuito a internet nos domicílios terá alcance em toda área urbana e na sequencia será estendido para a zona rural (região do Catanduvas).

O projeto iniciou com o sinal de internet gratuita na Praça Cívica e no Terminal Rodoviário, seguido da instalação de seis hotspots (pontos de wi-fi). De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Departamento de Informática, Edison Rodrigo Moura, a instalação de 10 torres de transmissão no ano passado, garantiu a viabilidade do “Carambeí Digital”. Ele informa que o serviço de internet nos domicílios, sem custo, já é uma realidade. “Já realizamos os testes, colocando o serviço de internet disponível em várias residências e o resultado foi um sucesso. A partir de agora, todo munícipe que desejar poderá se cadastrar para usufruir desse serviço”, explica.

A recepção do sinal necessita de uma antena que atenda especificação técnica, que consta no “Termo de Aceite”, na página do cadastro. “O equipamento pode ser adquirido em loja especializada e preferencialmente instalado por técnico”, avisa Moura. Ele ressalta que das dez torres, cinco foram instaladas no perímetro urbano e cinco para atender a região do Catanduva, que entrará em fase de testes a partir do próximo ano.

O diretor do Departamento de Informática destaca que um dos principais objetivos do projeto é a interligação de todos os departamentos e secretarias do serviço público municipal para maior eficiência dos serviços prestados a comunidade, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2018. “Nesse ambiente público haverá além da economia com pagamentos de serviços da internet, também a redução das contas de telefonia fixa, a custo zero entre os departamentos municipais e, ainda, o controle absoluto das ligações”, explica Moura.

O prefeito Osmar Blum (PSD) desde o início da sua administração teve atenção voltada a melhorar o acesso a internet no município, devido a deficiência do serviço. Na busca por propiciar à população acesso a tecnologia de informação e comunicação para melhorar a gestão dos serviços públicos e simplificar a vida dos cidadãos, realizou visitas a alguns municípios para conhecer e entender a dinâmica do projeto “Cidade Digital” e iniciou o projeto que já está em funcionamento e segue com sistema de alta tecnologia e qualidade.

SEGURANÇA – O projeto “Carambeí Digital” trará também mais segurança à população, por meio de câmeras de vigilância que serão instaladas em locais estratégicos. Moura conta que a princípio serão cinco pontos de monitoramento com equipamentos que serão adquiridos com recursos na ordem de R$ 150 mil, liberados através de emenda do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). (Com assessoria)



Últimas notícias


Mais Vistos