8 de outubro de 2017

Caminhada Rosa conta com a participação de 300 pessoas na Avenida Vicente Machado

Divulgação

A atividade busca mobilizar e conscientizar a população em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 06, a Caminhada Rosa, que marcou a abertura das atividades do Outubro Rosa, mês em alusão ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da caminhada, panfletos foram distribuídos para o comércio, pedestres e motoristas, chamando a atenção da população para o assunto.

Cerca de 300 pessoas participaram da atividade, entre os integrantes estavam a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt (PSB), a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Dona Simone Kaminski, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e a população em geral. O trajeto da caminhada percorreu toda a extensão da Avenida Vicente Machado até o Parque Ambiental.

Elizabeth Schmidt destacou a importância da ação para conscientizar as mulheres da prevenção ao câncer de mama. “O objetivo principal desse movimento é fazer com que essas mulheres lembrem de cuidarem de sua saúde, para que elas levem um choque de realidade mostrando quantas já passaram por esse problema e quantas estão salvas e vivas justamente porque foram diagnosticadas precocemente. A prevenção é vida e o Outubro Rosa é o mês em que se chama a atenção para a causa. Mas todos os dias são dias de se fazer a prevenção”, afirma a vice.

A Agente Comunitária da Unidade Básica de Saúde Zilda Arns, Raquel de Freitas Chaves, participou pela terceira vez da caminhada e reforça a necessidade de cuidados constantes com a saúde. “A caminhada é boa para conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, mesmo que durante todo o ano nós façamos o trabalho de orientar as mulheres que visitamos para que elas realizem os exames preventivos de câncer de colo de útero e o de rastreamento, que é a mamografia”, explica Raquel.

Dona Simone Kaminski alerta para a necessidade das mulheres estarem com os exames em dia. “Hoje foi um dia muito importante para que a população tenha a consciência de como é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama, para que elas tenham em mente que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maior é a chance de cura”, enfatiza Simone.

As mulheres com 50 anos ou mais, ainda que não apresentem nenhum sintoma, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua casa para realizar a solicitação do exame clínico das mamas. Além do agendamento de exames, durante todo o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão palestras, orientações, Testes Rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, agendamento para a coleta de preventivo, além de outras atividades. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos