11 de junho de 2019

Câmara rejeita projeto que pedia transparência com diárias

Arquivo

Geraldo Stocco foi o único parlamentar a votar pela abertura de uma nova Comissão Parlamentar Processante contra Celso Cieslak, suspeito de corrupção.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa decidiu rejeitar e arquivar ontem, 10, o projeto de resolução 01/2018 dos vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Ricardo Zampieri (PSL). A medida buscava garantir maior transparência com o uso de diárias pagas pelo Legislativo Municipal, mas recebeu parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e acabou sendo arquivado.

O projeto foi ao plenário e 15 vereadores votaram pela manutenção do parecer contrário e outros 5 pela derrubada. Votaram pelo arquivamento da proposta os vereadores: Daniel Milla (PV), presidente, Divo (PSC), Mingo Menezes (DEM), Eduardo Kalinoski (PSDB), Sargento Guiarone (PROS), Florenal (Pode), Jorge da Farmácia (PDT), Doutor Zeca (Cida), Doutor Magno (PDT), Pietro Arnaud (Rede), Rogério Mioduski (Cida), Professora Rose (PSB), Sebastião Mainardes Júnior (DEM), Vinícius Camargo (PMB) e Valtão (PP).

O projeto de Stocco obrigaria que os vereadores prestassem contas dos gastos que tem com diárias. “É uma pena que parte da Câmara não esteja comprometido com o dinheiro público”, criticou o parlamentar.

O vereador lembrou que no mercado de trabalho os funcionários das empresas, normalmente, tem que prestar contas dos gastos que tem em viagens para serem ressarcidos. “Mas o mesmo não acontece na Câmara. Aqui um vereador recebe uma diária de R$ 250 para compromissos no Paraná e R$ 350 em Brasília ou em qualquer cidade fora do Estado e não presta contas do que gastou ou não”, disse o vereador.

Stocco destacou a importância de viagens para a qualidade do trabalho parlamentar, mas cobrou transparência. “Sei da importância das viagens, o que eu questiono é a falta de transparência com o recurso que é recebido. Se os trabalhadores que atuam no mercado prestam contas, porque nós, homens públicos, não o faríamos?”, questionou o parlamentar.

GASTO EXCESSIVO – Para Stocco atualmente há um gasto excessivo com o pagamento de diárias e a obrigatoriedade de prestação de contas poderia contribuir com a diminuição desses gastos. “Vivemos uma crise profunda na política e na economia. Defendo que devemos dar o exemplo e caso um vereador não use todo o valor da diária o restante deve ser devolvido aos cofres públicos”, avalia o vereador. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Divulgação

20 de abril de 2024

Prefeitura anuncia instalação de nova unidade do Grupo Muffato em Ponta Grossa

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos