3 de junho de 2019

Câmara quer criar quadro em homenagem à Ana Maria, vereadora acusada de forjar o próprio sequestro

Arquivo

Mesa Executiva propõe a criação da Galeria de Mulheres Vereadoras. Quadro em reconhecimento à vereadora que se auto sequestrou ficará ao lado de mulheres que marcaram história na política da cidade.

A Mesa Executiva da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Daniel Milla (PV), presidente, Sebastião Mainardes Júnior (DEM), vice-presidente, Florenal (Pode), Primeiro-Secretário, Jorge da Farmácia (PDT), Segundo-Secretário, e José Carlos Raad – “Dr. Zeca” (Cida), Terceiro-Secretário, protocolou no dia 04 de fevereiro, projeto de Resolução que cria na sede do Poder Legislativo Municipal a “Galeria de Mulheres Vereadoras”. Nos quadros com foto, constará o nome completo das parlamentares e o período que exerceram o mandato.

De acordo com a justificativa, o projeto “visa prestar uma justa homenagem às mulheres que se dedicaram ao exercício da vereança no Município”. “Esta atitude se faz necessária em vista da necessidade de valorização das mulheres no Poder Legislativo, tendo em vista o número ainda baixo de representantes femininas ocupando cargos eletivos, bem como a quebra de inúmeros paradigmas de modo a efetivar a participação feminina na política princesina. Ao se criar uma galeria para as mulheres vereadoras, além de homenageá-las, a iniciativa tem como objetivo fomentar o surgimento de novas lideranças femininas para o futuro”, argumentam os cinco membros da Mesa Executiva, que não possui a participação de nenhuma mulher.

É bem verdade que Ponta Grossa já contou com mulheres brilhantes que tiveram a sua atuação destacada no Poder Legislativo Municipal, como Sandra Queiróz, Nassima Sallum Ribas (in memorian) e Selma Schons, que posteriormente cumpriu o mandato de deputada federal. Mas também foi marcada pela novela da vereadora Ana Maria de Holleben, em 2013, acusada de forjar o próprio sequestro. O caso ganhou repercussão nacional e ela renunciou o cargo, minutos antes da sessão que votaria a sua cassação. Ainda em 2013, Ana Maria fez um acordo com a Justiça para suspender o processo sobre falsa comunicação de crime e fraude processual.

Agora, por proposição da Mesa Executiva, Ana Maria pode ganhar um quadro em sua homenagem na Galeria de Mulheres Vereadoras, ao lado de mulheres que marcaram história na política da nossa cidade. A proposta recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) e de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, e aguarda parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), para ser incluída na ordem do dia para votação em plenário.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos