17 de outubro de 2017

Câmara aprova programa “Vizinho Solidário”

Arquivo

A ação, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior, consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios

Os vereadores aprovaram ontem por unanimidade em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior (DEM), que cria o Programa “Vizinho Solidário”. A ação consiste na criação de grupos de comunicação, que utilizará principalmente as redes sociais, com o objetivo de conscientizar os participantes de zelar pela segurança uns dos outros e de seus patrimônios. “A proposta busca promover a organização comunitária, estreitar a relação entre os moradores e contribuir para a segurança de todos”, defende Mainardes.

Os participantes do grupo se comprometem a cuidar da casa um do outro, informar longas ausências, pessoas estranhas rondando as residências, carros estacionados na via em atitudes suspeitas, trocar mensagens e ligações de alertas, entre outras. O projeto prevê que cada grupo receba um kit composto por um adesivo ou placa do programa a ser fixado nas residências; um apito; uma lista para que sejam preenchidos os contatos dos participantes do grupo; e material com instruções sobre o programa, que deverão ser custeados pelos participantes ou por um patrocinador.

O projeto prevê ainda que será formada uma equipe de treinamento e acompanhamento das atividades do Programa junto às associações de moradores, composta por representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança.

“A união da comunidade é uma das formas mais eficazes na prevenção de crimes. O projeto não vai acabar com a criminalidade, mas com certeza funcionará como um inibidor”, conclui Mainardes.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos