26 de abril de 2017

Câmara aprova pintura cor rosa em vaga de estacionamento para mulheres

O projeto de autoria do vereador Vinícius Camargo, altera a Lei Municipal que dispõe sobre a reserva de vagas preferenciais para mulheres gestantes e com crianças de colo nos estacionamentos públicos e privados de Ponta Grossa

Os vereadores aprovaram hoje projeto de lei de autoria do vereador Vinicius Camargo (PMB) alterando a Lei Municipal 11.352/13, que dispõe sobre a reserva de vagas preferenciais para mulheres gestantes e com crianças de colo nos estacionamentos públicos e privados de Ponta Grossa. A principal delas é a pintura no chão na cor rosa das vagas demarcadas como preferenciais, em toda a sua extensão, denominada pelo projeto de “Vaga Rosa”.

Ainda segundo o projeto, o cartão de identificação fornecido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) terá validade durante o período da gestação (nove meses) até a criança completar dois anos.

Segundo a Resolução 160/04 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamenta a sinalização de trânsito, a sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

– Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

– Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclo faixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

– Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

– Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

– Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

O projeto será votado ainda em segunda discussão na próxima quarta-feira, 03, antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Marcelo Rangel (PPS).

FORA DO PADRÃO – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) informou que não há possibilidade de utilizar cores na sinalização – vertical ou horizontal – que não façam parte do padrão estabelecido no Anexo II da Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos