13 de novembro de 2020

Banco com juro próximo a zero vai atender autônomos e microempresários da cidade

Divulgação

O projeto do PSOL é ajudar aos pequenos empreendedores e autônomos a impulsionar negócios locais.

Instituição financeira com juros próximos a zero e com objetivo comunitário parece distante do imaginário da população, mas o candidato do PSOL à Prefeitura de Ponta Grossa, Professor Gadini, aposta no projeto do Banco Comunitário. Trata-se de uma proposta inédita no pleito municipal voltada para micro e pequenos empresários, bem como profissionais autônomos, a recolocarem seus negócios no pós-pandemia.

“Fortalecer micro e pequenos empresários que tenham negócios locais por meio de empréstimos com taxa de quase zero de juros é o objetivo da gestão PSOL para o primeiro ano de governo. A ação deve impulsionar a economia local e ainda frear possíveis inadimplências fiscais”, explicou Gadini.

De acordo com Gadini, o projeto rompe com a lógica dos sistemas de crédito a juros altos praticados no país e representa alternativa viável, voltada para solucionar dificuldades de trabalhadoras e trabalhadores da cidade. “A população é refém, ao longo da história, de um sistema bancário desigual e injusto, um modelo viciado que favorece poucos, enriquece cada vez mais e sempre os mesmos, ao passo que empobrece a maioria das pessoas”, avalia professor Gadini.

Segundo o economista Vitor Hugo Tonin, a discussão sobre sistemas financeiros localizados, como é a proposta do Banco Comunitário do PSOL, tem o objetivo de colocar cidades em um patamar melhor do que se tinha antes do “velho normal”. “Se o trabalhador consegue pegar 3 mil reais para pagar em 12 vezes com taxa próximo de zero, a economia gira, gerando emprego e renda, fora das lógicas dos grandes bancos”, acrescentou.

Associado à tecnologia e a digitalização das finanças, o Banco Comunitário representa um sistema financeiro alternativo que descentraliza a renda e é de fácil acesso à população. “O maior problema dos bancos não é oligopólio, mas a concentração ser privada com o objetivo de lucro próprio e não para favorecer a sociedade brasileira e a sua produção e desenvolvimento de consumo. O banco também tem função social”, destacou o especialista.

A partir de um fundo coletivo, a gestão do Banco Comunitário possibilita o financiamento de microcréditos, sem aplicar taxas exorbitantes como fazem as instituições financeiras privadas e públicas, pois oneram o dinheiro para quem mais precisa.

Mais de cem cidades brasileiras já contam com experiências de bancos cooperativados ou comunitários, inspirados em tradições europeias, como o caso da Espanha. “Em um primeiro ano de gestão, Ponta Grossa se colocará como pioneira no estado a dar microcrédito de maneira eficiente e sem onerar a classe trabalhadora. A vida tem que estar acima do lucro”, ressalta Gadini. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos