2 de abril de 2020

Após polêmica de Rangel, Prefeitura emite comunicado assegurando manutenção do ano letivo

Arquivo

Na madrugada de hoje, 05, o juiz Gilberto Romero Perioto, durante plantão judicial, concedeu liminar em favor da empresa Medicar Emergências Médicas Ltda., suspendendo a licitação para implantação do SAMU Regional, presidido pelo prefeito Marcelo Rangel.

Durante transmissão ao vivo realizada ontem, 1º, no final da tarde, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) expôs a possibilidade de o ano letivo das escolas das redes municipal e privada ser “perdido”. “Provavelmente vamos perder esse ano letivo nas escolas públicas e também nas particulares”, sugeriu o prefeito.

A declaração causou polêmica nas redes sociais e deixou os pais de alunos e professores preocupados. Hoje, 02, a Prefeitura de Ponta Grossa emitiu um comunicado na tentativa de ‘consertar’ a fala equivocada do prefeito.

A Prefeitura reiterou que “neste momento existe uma indefinição em relação à data de retorno das aulas” e informou que o ano letivo municipal será reorganizado conforme andamento da COVID-19. “Os dias letivos que ainda faltam para cumprimento do ano letivo serão remontados em um novo calendário escolar pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de quando houver a definição da data de retorno”.

A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Educação (SME), solicita aos pais, alunos e profissionais que aguardem com tranquilidade a decisão do poder municipal a respeito da volta às aulas. O poder público está atento à realidade imposta pelo combate ao vírus e, todos os dias, atualizando o cenário para que as melhores decisões sejam tomadas.

No momento em que houver a segurança necessária para o retorno às aulas, seguindo as determinações dos órgãos competentes e do poder municipal, a SME irá divulgar um novo calendário para o cumprimento dos dias letivos. Não somente para a Educação, mas para todos os setores no mundo todo, este será um ano atípico. “Mas a certeza da PMPG é de que os alunos não irão perder o ano letivo. Todavia, o ano letivo conforme planejado antes da pandemia, será replanejado”, assegurou o comunicado, rebatendo Rangel.

PLANO DE AULAS – Todos os conteúdos previstos para o Ensino Fundamental, durante o ano estão mantidos. Em relação à Educação Infantil, não há essa obrigatoriedade. O que ocorrerá é que os conteúdos de todos os componentes curriculares serão alocados ao longo dos dias letivos restantes, com novo planejamento a ser finalizado pela SME.

Neste momento, a PMPG e a SME estão acompanhando a evolução do combate ao vírus no Município e projetando todos os possíveis cenários. O Município tem uma condição facilitadora em relação ao cumprimento do currículo, que é a Educação em Tempo Integral.

Ontem, 1º, o Ministério da Educação flexibilizou o cumprimento dos 200 dias letivos previstos anualmente, mas manteve a carga horária (800 horas). “Nas escolas em tempo integral, já existe uma carga horária de 1.200 horas. Atualmente, 70 das 84 escolas municipais já contam com o tempo integral, tendo seis horas diárias de trabalho pedagógico efetivo em sala de aula, enquanto nas escolas de tempo parcial, são 3h30. A carga horária a maior já existente na rede de ensino municipal, irá facilitar o cumprimento das horas necessárias para o cumprimento do ano letivo”, aponta a SME.

A PMPG e SME irão trabalhar da melhor maneira possível, conforme o cenário, para que os alunos recebam o conteúdo curricular e concluam este ano atípico da melhor forma. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos