11 de maio de 2017

AMCG integrará Comitê Territorial do Sebrae

Divulgação

A proposta tem como objetivo fortalecer o ambiente de negócios na região

O fortalecimento do ambiente de negócios na região que integra a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é o objetivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou ontem a prefeitos e secretários municipais sua estratégia de atuação para montar um Comitê Territorial na região. A proposta foi apresentada a representantes de dez municípios da AMCG, e hoje, os outros nove conhecerão a proposta no Seminário Territorial que acontece em Telêmaco Borba.

Para o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, a ideia é fortalecer o ambiente de negócios com ações estruturantes em todo o Estado. “Serão formados Comitês Territoriais em todo o Paraná”, conta, destacando que este ambiente só será criado com a sinergia e parceria dos municípios. “Partimos do princípio que, se os problemas são parecidos, as soluções também serão”, completa.

O gerente estadual da unidade de ambiente de negócios do Sebrae, Cesar Ricetti, destacou a importância do pensar territorialmente e com parcerias estratégicas. “O Sebrae tem expertise de negócios, por isso oferecemos essa parceria para fazer a transformação no território dos Campos Gerais”, explicou.

O presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda – “Juca”, avalia que a iniciativa do Sebrae está “oportunizando o crescimento dos municípios por meio da Associação”. “Estamos sempre lutando pelos Campos Gerais e estas parcerias só vêm a somar”, considera.

Para falar sobre a importância da participação dos prefeitos e do debate territorial, o Sebrae convidou o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Para ele, os gestores devem ter uma visão de planejamento a longo prazo, e não somente para um período de quatro anos. “Este planejamento a longo prazo é essencial para a competitividade”, aponta.

Conforme Barros, com o Comitê Territorial será possível os municípios verificarem suas potencialidades, seus riscos e ameaças. “Cada cidade tem suas características. A somatória é que fará a diferença”, disse.

Em sua explanação, o ex-prefeito citou alguns exemplos de como melhorar a gestão municipal para não ficar somente na dependência de repasses nos quais os prefeitos não tem governabilidade, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Tem que focar nas receitas internas, nas quais há governabilidade, articular para cuidar do que é seu”, disse.

Após o Seminário Territorial em Ponta Grossa e Telêmaco Borba será realizada uma reunião com as pessoas que irão compor o Comitê, seguida de capacitação, fórum de debates e plano de ação. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos