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A avaliação municipal promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Castro têm como objetivo verificar o nível de aprendizado individual do aluno
Mais de três mil alunos do terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental das escolas municipais de Castro realizaram a segunda etapa do Sistema Municipal de Avaliação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação de Castro (IDEC).
Na última quinta-feira, 16, eles fizeram a prova de Língua Portuguesa com 18 questões envolvendo leitura, interpretação e escrita. Na sexta-feira, 17, eles resolveram as 18 questões de Matemática abrangendo cálculo e resolução de situações-problema.
Essa é a vigésima edição da avaliação municipal promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Castro desde 2008, duas vezes ao ano, com o objetivo de verificar o nível de aprendizado individual do aluno. Com o resultado das provas, professores e equipes pedagógicas definem estratégias e prioridades educacionais a serem atingidas para melhorar o desempenho do aluno, além de servir de base para o monitoramento dos níveis de aprendizagem dos alunos.
A coordenadora do IDEC, Ana Valéria Villela Pitthan, destaca que ao longo desses anos foram verificadas melhorias significativas no nível de alfabetização e de competência leitora. “Os alunos têm boa interpretação dos enunciados, lidam bem com os gabaritos e têm autonomia para fazer as avaliações”, avalia. (Com assessoria)