29 de abril de 2020

Alunos e professores da UEPG e UTFPR criam SOS Pandemia

Divulgação

Neste momento de pandemia, equipamentos e suprimentos têm sumido das prateleiras. O aplicativo SOS Pandemia, criado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, une quem deseja doar e entidades cadastradas que precisam de ajuda: unidades de saúde do Brasil e projetos sociais.

Neste momento de pandemia, equipamentos e suprimentos têm sumido das prateleiras. O aplicativo SOS Pandemia, criado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), une quem deseja doar e entidades cadastradas que precisam de ajuda: unidades de saúde do Brasil e projetos sociais.

O servidor oficial está hospedado na UEPG e o servidor de desenvolvimento na UTFPR. Na página inicial, é possível consultar as demandas que já foram listadas pelas instituições cadastradas. “Os recursos podem ser rastreados, controlados e gerenciados em tempo real com informações de status e uma integração de sistemas de almoxarifado, manutenção e compras. Consequentemente, o controle de fluxo de equipamentos e componentes pode ser melhor utilizado”, informa o próprio site.

O SOS Pandemia também expõe um dos serviços que podem ser prestados para suprir a necessidade de respiradores artificiais durante esse período. “Estima-se que existam cerca de 3,6 mil respiradores pulmonares no Brasil que demandam por algum tipo de manutenção. Estes equipamentos são essenciais no tratamento de doentes em estado grave da Covid-19, devido à insuficiência respiratória”.

Segundo os desenvolvedores do projeto, profissionais voluntários e capacitados das montadoras e Senai são capazes de realizar a manutenção destes equipamentos. “Dessa forma, o SOS Pandemia pode auxiliar na logística, indicando onde estão os equipamentos que precisam de reparos e pontos de manutenção habilitados em diversas regiões do Brasil. A ferramenta possibilita reduzir tempo de manutenção e disponibilidade operacional do respirador a pacientes que demandam deste recurso de imediato”.

Segundo o professor da UEPG e integrante do projeto, Hernani Batista da Cruz, a parceria surgiu com o edital da UTFPR que chamava pesquisadores para apresentarem materiais, equipamentos ou sistemas que pudessem auxiliar na prevenção e combate ao Coronavírus. “Eu sou professor colaborador da UEPG, faço doutorado na UTFPR e contei com a ajuda de professores e alunos das duas instituições. A equipe é composta pela professora e coordenadora Sani Rutz, professor Max Mauro Dias Santos, os alunos Diego Schlosser, Edson da Silva Júnior, João Castilho, além do proprietário da Web Age Informática, Jeferson Almeida e do professor Ricardo Zanetti, coordenador do curso de Medicina da UEPG”, conta.

O professor Zanetti conta que recebeu o convite para participar do projeto pela professora de Medicina da UEPG Sani Rutz. “Ela conhece o Hernani e fez a ponte entre nós para o desenvolvimento da ideia. Nós conversamos sobre os locais que precisavam de doações, quais eram as suas principais necessidades e também sobre a outra ponta do projeto, as empresas. Para resolver a equação, procuramos duas instituições complexas que podiam apresentar demandas em setores distintos: o Hospital Universitário, que prontamente se cadastrou na plataforma, assim como o Hospital Bom Jesus. Queremos conectar unidades de saúde a empresas e fazer com que elas participem ativamente do programa”.

Quando uma unidade de saúde faz o cadastro na plataforma, precisa indicar o telefone ou o e-mail para contato. Ao acessar o site, os internautas podem combinar diretamente com as instituições a doação dos materiais solicitados ou a prestação de serviços. “Os professores da UEPG que estão produzindo e distribuindo protetores faciais, por exemplo, podem consultar a plataforma para verificar se há lugares que tenham uma demanda maior por esses equipamentos. Outros projetos sociais que envolvam a produção de álcool em gel, máscaras, etc., também podem participar dessa forma”, explica Zanetti. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de setembro de 2020

Pauliki e Ricardo asseguram compromisso com a UEPG

Divulgação

20 de setembro de 2020

Hussein Bakri declara apoio a Professora Elizabeth

Arquivo/Divulgação

18 de setembro de 2020

Racha no PSL deve dificultar reeleição de Dr. Zeca e Rudolf Polaco

Arquivo

17 de setembro de 2020

Curso de Jornalismo da UEPG é finalista no EXPOCOM Sul

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário