13 de abril de 2021

Ágio na concessão de aeroporto é termômetro para redução de pedágios, diz Romanelli

Arquivo

O deputado Luiz Claudio Romanelli entende que se cria um parâmetro para medir a disposição das empresas em concorrer nas licitações da área de infraestrutura.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) na última semana, 08, que ficou surpreso com o valor do “ágio” pago pelo grupo CCR no leilão de aeroportos, na forma de outorga para a União. A empresa vai desembolsar R$ 2,1 bilhões, 1.500% mais do que mínimo proposto pelo governo federal.

De todo modo, Romanelli entende que se cria um parâmetro para medir a disposição das empresas em concorrer nas licitações da área de infraestrutura. “Achei bastante estranho, mas é um termômetro”.

Ferrenho opositor da cobrança de outorga, o deputado explica que esta espécie de tributo pressiona para cima o valor das tarifas que são cobradas dos usuários. Por isso, é contra o modelo que foi proposto pelo Ministério da Infraestrutura para conceder as rodovias paranaenses ao setor privado.

“Se as empresas estão dispostas a pagar uma outorga nesses patamares, é possível acreditar que também estarão dispostas a conceder descontos nas tarifas para vencer os leilões de rodovias. Ao invés do dinheiro ir para o cofre da União, que seja totalmente revertido em benefício dos usuários, com pedágios mais baratos”, explica.

É com esta lógica que ele defende que a licitação para a concessão de estradas do Paraná deve ocorrer pelo menor preço de tarifa. “Esta é uma posição unânime da sociedade paranaense e o leilão de aeroportos deixa evidente que pode e deve haver liberdade de concorrência”, afirma.

Em sua coluna n’O Globo e no Bom Dia Brasil, da TV Globo, nesta quinta-feira, a jornalista Miriam Leitão também estranhou a participação da CCR no leilão. “Outro ponto a destacar é que a CCR estava precisando voltar ao jogo, e ter de novo contratos com o setor público. A empresa foi investigada pela Operação Lava-jato fez um acordo de leniência, pagou a compensação acertada e voltou a poder entrar em licitações do setor público. Ficou com 15 dos 22 aeroportos. Hoje administra Confins”, ponderou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos