13 de setembro de 2017

Aeroporto recebe estação meteorológica e irá receber mais R$ 40 mi em investimentos

Divulgação

Instrumentalização do aeródromo garantirá mais segurança para o pouso de aeronaves

O Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant’Ana) recebeu ontem mais um investimento de modernização. Foi realizada a entrega da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA), que inclui estação meteorológica de superfície, estação de comunicação em VHF aeronáutico, carta de visibilidade, entre outros.

A função dos equipamentos é passar informações para as aeronaves que estão no ar, auxiliando a navegação aérea comunicando mensagens sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, como pressão do vento e atmosférica, velocidade do vento, precipitações e altitudes de camadas de nuvens, por exemplo.

“Até hoje, quando o tempo estava instável, muitas aeronaves tinham que alternar o voo para Curitiba por não ter o apoio suficiente. Com a estação isso não será mais necessário, já que além de ter todas as informações em tempo real, o piloto também poderá voar mais baixo”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.

Na oportunidade, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) destacou os recentes investimentos feitos no local, que já recebeu mais de 20 mil passageiros em pouco mais de um ano de reinauguração – contando voos comerciais, executivos, aeromédicas e aeroclube. “O nosso aeroporto é um símbolo da independência de Ponta Grossa. Além de contribuir com as famílias locais e com o turismo também é um diferencial na atração de investimentos, pois a cidade entra no mapa mundial”, analisou o prefeito.

Um dos exemplos disso é a aeronave que pousou no local no momento da cerimônia; os pilotos José Lenci e Eduardo Coneglian contam que trouxeram advogados do interior de São Paulo e já utilizam o PGZ há muitos anos. “O avanço  estrutural é nítido. O aeroporto está sendo modernizado e se tornando um diferencial da cidade”, destacaram os pilotos.

INVESTIMENTOS – O processo da EPTA está em fase de aprovação e homologação pelos órgãos nacionais reguladores, mas deverá iniciar as operações ainda neste ano. Na entrega dos equipamentos, Rangel aproveitou para anunciar a confirmação de que mais R$ 40 milhões serão investidos no Aeroporto Sant’Ana. Os recursos será destinado à melhorias como ampliação da pista, do pátio e do terminal de passageiros, possibilitando o trânsito de aeronaves maiores. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos