23 de março de 2019

Acordo entre países facilitará instalação do corredor biocêanico para ligar o Paraná e o Chile

Divulgação

A proposta foi apresentada pelo governador Ratinho Junior ao Presidente Jair Bolsonaro, que está cumprindo agenda no Chile. O objetivo é aumentar exportações brasileiras e sul-americanas.

A criação de um fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América Latina (Prosul), durante a visita que o Presidente Jair Bolsonaro (PSL) está realizando ao Chile, deve facilitar a concepção sobre o corredor bioceânico – via para ligar o Porto de Paranaguá, no Paraná, e o Porto de Antofagasta, no Norte do Chile.

O fórum promoverá a cooperação nas áreas de comércio e desenvolvimento econômico, além de permitir que países aumentem a integração no Cone Sul. Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a modernização da infraestrutura deve estar entre as prioridades dos países sul-americanos e a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico é fundamental para ampliar a competitividade da região no mercado global.

Ratinho Jr. já apresentou a proposta de ligação bioceânia à Bolsonaro, ao Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, que pode assumir a execução do projeto executivo do empreendimento.

O governador destacou que a participação de Itaipu pode abrir caminho para os entendimentos com os demais países por onde passará a futura ferrovia. “É um diálogo que vale a pena, já que é uma obra estruturante muito importante e um sonho antigo do país”, afirmou Silva e Luna.

Durante recente encontro entre o governador e o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, a construção da ligação entre Paraná e Chile foi um dos principais itens da pauta. Segundo o diplomata, a China tem muito interesse em participar do projeto.

A ligação entre os dois portos e a reestruturação de escoamento da produção do agronegócio aumentará as exportações brasileiras e sul-americanas para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico. Somente o Paraná exporta anualmente mais de US$ 6 bilhões à China, principal consumidor de soja e carne de frango do Estado.

HUB LOGÍSTICO – Ratinho Jr. defende que o Paraná pode se transformar em um hub logístico da América. “Estamos muito próximos, em termos de distância, de cerca de 70% das capitais, e bem no centro do potencial econômico do agronegócio, do Mato Grosso e Minas Gerais. Nesse cenário o Paraná é estrategicamente um ponto de exportação para os empresários”, apontou.

O Estado também caminha para se tornar o maior produtor de alimento por metro quadrado do mundo, segundo o governador, e precisa preparar o sistema de escoamento para as próximas décadas. “Pelos nossos cálculos, este corredor baratearia em 40% do custo logístico da exportação para a Ásia e diminuiria em muitos dias esse transporte”, explicou o governador.

CORREDOR BIOCEÂNICO – A ligação porto a porto teria 2,5 mil quilômetros de extensão por rodovias e ferrovias e seria concedido à iniciativa privada por mais de 20 anos. O corredor começa em Paranaguá e passa por Paraguai e Argentina até alcançar o porto chileno de Antofagasta. A obra beneficiaria também a Bolívia e o Peru.

A sede do corredor no Paraná facilita a integração dos demais estados do Sul com a cadeia de exportação para a Ásia. O projeto prevê escoamento da produção de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pelo trecho que se inicia em Cascavel. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos