23 de outubro de 2019

Abertura do Fenata apresenta linguagem teatral inédita em Ponta Grossa

Divulgação

Com casa cheia, a 47ª edição Festival Nacional de Teatro levou para o palco do Ópera o Teatro de Formas Animadas, linguagem apresentada pela primeira vez na história do evento. O espetáculo Translúcido, da Companhia Talagadá, de Itapira (SP), abriu oficialmente o evento.

O espetáculo Translúcido, da Companhia Talagadá, de Itapira (SP), abriu oficialmente o Fenata na noite de ontem, 22. Com casa cheia, a 47ª edição Festival Nacional de Teatro levou para o palco do Ópera o Teatro de Formas Animadas, linguagem apresentada pela primeira vez na história do evento.

“Fazer cultura no Brasil hoje é mais que um desafio financeiro, é um desafio conceitual, que nos tira do senso comum e nos leva a pensar criticamente a realidade”, aponta o o vice-reitor da UEPG, Everson Krum.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, abordou os desafios que as instituições e empresas têm ao promoverem a cultura. “Fazer cultura no Brasil hoje é mais que um desafio financeiro, é um desafio conceitual, que nos tira do senso comum e nos leva a pensar criticamente a realidade”, aponta.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais Clóris Grden destacou que o Festival chega a cada vez mais pessoas. “Em 2018, contamos com um público de aproximadamente 22 mil pessoas em espetáculos encenados nos mais diversos locais da cidade”, comemora.

No mesmo sentido, a Diretora de Assuntos Culturais, Sandra Borsoi, disse que o Fenata é carregado de lembranças e memórias, e por isso a UEPG trabalha para que, mesmo nas dificuldades, o evento seja reconhecido como o festival mais antigo e ininterrupto do País. Ela enfatizou que o Festival Nacional de Teatro representa um importante marco cultural para a cidade de Ponta Grossa e região. “Trata-se de um Festival que não é somente um evento, mas uma tradição aguardada todos os anos por aqueles que admiram o teatro e a produção da boa arte em nossa cidade”, complementou.

“Eu sou um fenateiro. A cidade precisa de arte e do teatro. O Fenata é um acontecimento grandioso da cultura e da arte da cidade”, afirma o espectador Diego Nogueira. Ele se programou para assistir as peças no Ópera. “Venho todos os anos e me programei para as noites da mostra competitiva e depois Telmo Faria, às 22h”, conta.

“Como todos os anos, o 47º Fenata mais uma vez traz beleza, emoção, compreensão e poesia. A vivência do teatro como espectadores nos permite experimentar as peças e produções artísticas e nos convida à criação e à fruição da arte. Nosso público está convidado a experimentar o teatro como oportunidade de criar narrativas que respondam aos anseios e problemáticas humanas”, afirmou Sandra Borsoi durante a abertura do evento.

Na noite de hoje, no Teatro Ópera, às 20h, a Mostra Adulto traz a peça “Queijo e Goiabada, das Canções Que Você Não Autorizou Pra Mim”, baseada no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e em composições do “Rei” Roberto Carlos. Com canções populares e paródias, o espetáculo aborda uma história de amor plagiada e a construção das identidades na atualidade. O grupo usa o humor e autocrítica para tratar de temas voltados aos direitos autorais, ao consumismo e à manipulação midiática. Os ingressos podem ser adquiridos na Proex (em frente à Praça Floriano Peixoto) e pelo www.yoingressos.com.br.

O Fenata é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos