6 de março de 2019

20ª Semana de Campo reunirá produtores de feijão e milho em Ponta Grossa

Divulgação

Os participantes terão acesso à tecnologias que poderão melhorar a produtividade e aumentar a renda das lavouras. O evento acontecerá na próxima semana e será realizado na sede Fundação ABC.

Pelo menos 1,6 mil produtores, além de estudantes de colégios agrícolas e universidades, são esperados na 20ª Semana de Campo, de 12 a 15 de março, em Ponta Grossa. Os participantes terão acesso à novas tecnologias que podem melhorar a produtividade e aumentar a renda das lavouras. Durante as atividades, que serão desenvolvidas na Fundação ABC, os agricultores também conhecerão 38 novos materiais, entre variedades de milho e feijão.

A Semana de Campo é parte das atividades do projeto Centro Sul de Feijão e Milho, desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Syngenta.

“O produtor vai conseguir visualizar as tecnologias que estão ao seu alcance para aumentar a produtividade. São sete estações com os técnicos orientando sobre o manejo de solo, plantas de cobertura, plantio direto, manejo integrado de pragas do feijão, controle de doenças, plantas invasoras e pragas do feijão e do milho”, afirmou o coordenador estadual do projeto, Germano Kusdra.

Uma das novidades deste ano é o protocolo do Manejo Integrado de Pragas (MIP) do feijão definido pelos técnicos do Instituto Emater, pesquisadores do Iapar e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Kusdra destacou que os produtores que aplicaram o MIP na última safra conseguiram reduzir o uso de inseticidas. “Na primeira safra 2017/2018 houve casos em que não foi feita nenhuma aplicação, pois o acompanhamento indicava que as pragas não estavam causando prejuízo para as lavouras”, disse o coordenador do projeto.

Segundo ele, a função do MIP não é apenas reduzir o uso de agrotóxicos, mas também definir o produto certo, no momento adequado. “Isso reduz os custos das lavouras, porque diminui o gasto com produtos, mão de obra e amassamento da cultura”, afirmou Kusdra.

PRODUTIVIDADE – O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho acontece há 28 anos. “O trabalho começou através de uma ação conjunta com a Syngenta sobre o uso de agrotóxicos. Depois vieram as orientações sobre o plantio direto e, posteriormente, tecnologias de produção adequadas ao produtor familiar”, contou o coordenador.

De acordo com Kusdra, enquanto a produtividade média nacional de feijão na safra 2017/2018 ficou em 981 kg/ha, a estadual 1.472 kg/ha. Os produtores que participaram do projeto colheram 2.254 kg/ha.

Dados da Conab indicam que a produtividade média nacional na última safra de milho chegou a 4.857 kg/ha. No Paraná o número ficou em 4.878 kg/ha. Agricultores do projeto conseguiram atingir a produtividade de 9.309 kg de milho por hectare.

O Projeto Centro Sul de Feijão e Milho mobiliza uma equipe de 50 técnicos do Instituto Emater, além de profissionais de 42 prefeituras do Estado. Ao todo, 2 mil agricultores familiares são acompanhados diretamente pelos extensionistas, além de produtores que participam ocasionalmente de alguma atividade do projeto. (Com AEN)

SERVIÇO:

O QUE: 20ª Semana de Campo.

QUANDO: 12 a 15 de março

ONDE: Fundação ABC (Rodovia PR 151, Km 288, Ponta Grossa)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Canal de denúncias de focos da dengue no WhatsApp entra em funcionamento em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos