7 de janeiro de 2020

2019: O ano de consolidação da Escola do Legislativo da Assembleia

Divulgação

Mais de 6 mil pessoas se inscreveram em eventos das mais variadas áreas. Destaque para o Parlamento Universitário que teve recorde de inscritos.

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná encerrou 2019 com motivos de sobra para comemorar. Foi aquele ano de trabalho intenso e resultados expressivos, que a consolidaram como uma importante ferramenta de preparação e atualização dos servidores da Assembleia e de aproximação da população com a Casa de Leis.

“Sem dúvida foi um ano marcante, com números que chamaram a atenção. Mas o mais importante é que a Escola do Legislativo se consolidou, tornou-se uma parte importante da Assembleia Legislativa e isso nos motiva a crescer ainda mais para contribuir com o aprimoramento dos nossos servidores e também mostrar, com muita transparência, o funcionamento do Legislativo para toda a população”, comemorou o diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

O diretor lembra que em 2019, com a troca de legislatura, a Assembleia recebeu novos deputados e assessores, e que a Escola do Legislativo teve um papel fundamental na preparação para que pudessem desempenhar da melhor maneira as suas funções. “A Escola deu as boas vindas, com cursos sobre os processos legislativo e administrativo. E isso refletiu no trabalho de todos os gabinetes, tanto que temos um dos anos de maior produção legislativa da história da Assembleia”.

Resumindo em números, nos 37 eventos organizados ou com participação da Escola do Legislativo, foram recebidas 6.277 inscrições. “E tudo isso com custo praticamente zero aos cofres públicos”, lembrou Dylliardi.

A diversificação das atividades também é outro ponto de destaque. Foram cursos e palestras das mais variadas áreas, com funcionamento e organização da Assembleia, processo legislativo, comunicação social e digital, semana do trânsito, educação financeira, liderança, proteção à mulher e tantos outros.

“Importante ressaltar a Semana Acadêmica, com a apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas que chamaram a atenção de deputados para assuntos importantes e se tornaram temas de debates aqui na Assembleia Legislativa. E essa é uma contribuição da Escola do Legislativo que queremos impulsionar nos próximos anos, dando elementos aos nossos deputados para formulação de políticas públicas em benefício da população, aproveitando os excelentes trabalhos desenvolvidos pelas universidades paranaenses”.

PARLAMENTO UNIVERSITÁRIO – O ponto de destaque da Escola do Legislativo no ano foi o Parlamento Universitário, que trouxe para os bastidores da Assembleia Legislativa 1.419 acadêmicos de 12 instituições de ensino superior do Estado. “Os acadêmicos fizeram uma imersão no mundo legislativo desde o momento que se inscreveram no projeto, porque tiveram treinamento e foram incentivados a estudar o processo legislativo, regimento interno, desnudar um pouco mais sobre o trabalho dos deputados. Já os 54 titulares e quase 30 suplentes aprovados puderam desfrutar de uma experiência que levarão para a vida toda”, afirmou o diretor.

E os acadêmicos não decepcionaram. Apresentaram quase 80 projetos de lei e proporcionaram debates de alto nível. “Nossa proposta com o Parlamento Universitário é que eles conheçam como funciona a Assembleia Legislativa e como é o trabalho de um deputado estadual. Além disso, que despertem para a política, que participem do processo”.

A proposta ultrapassou as fronteiras do Paraná. Muitas Assembleias Legislativas buscaram informações sobre o projeto para encampar a ideia. Tanto que em 2017 o Parlamento Universitário foi escolhido o melhor do país pela Associação das Escolas dos Legislativos e de Tribunais de Contas (Abel) e neste ano ficou na segunda colocação no Prêmio Assembleia Cidadã da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para nós, o que nos motiva a crescer. Neste ano inserimos as universidades do interior do Estado. Participaram instituições de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa, além de nove de Curitiba. Para o próximo ano vamos ampliar a participação, estar em mais cidades, levar até eles a Assembleia Legislativa com treinamento e conhecimento e depois trazer para que vivam o dia a dia de um deputado, além de realizar cursos e palestras sempre com a participação do cidadão”, concluiu o diretor legislativo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos