Secretaria de Saúde de Castro capacita professores para teste de acuidade visual

Secretaria de Saúde de Castro capacita professores para teste de acuidade visual
07 mar, 2019
150 pessoas, entre educadores, diretores e agentes comunitários participaram do evento que foi ministrado pelo oftalmologista Júlio César Martins Galache. Os exames serão realizados em alunos da rede municipal.
Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu no dia 28 de fevereiro uma capacitação para que professores, diretores e agentes comunitários de saúde realizem o teste de acuidade visual nos alunos das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e idosos. O evento contou com participação de 150 pessoas e foi ministrado pelo oftalmologista Júlio César Martins Galache.

Passarão pelo teste todas as crianças da rede municipal e os idosos atendidos pela rede pública. A ideia é identificar pessoas que precisam ser encaminhadas para o oftalmologista. Os testes devem iniciar ainda neste mês para que as consultas possam ser feitas a partir de abril.

De acordo com o coordenador do programa, Diogo Nocera, os testes de acuidade visual já foram feitos para todas as crianças das escolas do interior nos últimos dois anos e, após a triagem, aquelas que precisavam de tratamento foram encaminhadas para o oftalmologista. “Diagnosticamos que cerca de 30% das crianças necessitavam de consulta com o especialista. Muitas vezes, o problema de visão só é percebido na escola. Tivemos, inclusive, alunos que foram encaminhados para cirurgia”, contou Nocera.

Este ano aderiram ao programa as escolas Jahyr Lopes, Lourival Leite de Carvalho e Jardim Bela Vista e os CMEIs Nosso Lar e Padre Lívio Donatti, mas 90% das ações serão desenvolvidas em todas as unidades de ensino da rede municipal de Castro.

PROGRAMA – A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE) do governo federal e visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Ao todo são 12 tópicos desenvolvidos nas escolas que aderem ao programa: saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao Aedes Aegypti; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais; e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos. (Com assessoria)

Comentários